Sampling: Encante seu consumidor, aumente as vendas e não seja esquecido

sampling

Mídias sociais, marketing digital e marketing de conteúdo estão sim em alta, e claro que são muito importantes, mas eles são suficientes para fazer seu público-alvo de fato comprar seu produto? Será que todo esse esforço garante que seu produto seja escolhido dentre todos os outros na prateleira do ponto de venda?

E a resposta para as perguntas acima é: não! Só divulgar o seu produto hoje em dia já não quer dizer que seu público-alvo vá efetivar a compra no ponto de venda. Lá, é só a hora da ação, do último passo do fluxo de decisão de compra, você ainda tem que ir uma milha a mais para garantir que todo seu esforço “online” vá converter em vendas.

Mas, como posso fazer com que o consumidor sinta tudo que tentei passar para ele em todos os meus posts ou minhas propagandas na TV?

Sua resposta é: demonstração em loja, o famoso sampling!

Recentemente mudei de departamento na empresa que trabalho e agora sou executiva de contas de uma conta exclusiva de demonstração ‘in store’ para uma das maiores redes de supermercados na Irlanda, a Dunnes Stores, que é como uma loja de departamento que vende de tudo, e tem sido uma experiência incrível, principalmente para mim que sou totalmente adepta ao ambiente online e tudo que está ligado à ele.

Por causa de toda essa facilidade e custo baixo que o meio digital nos oferece, tudo que pensamos é interagir com nosso público-alvo através de lá e nos esquecemos que lojas, que o ponto de venda físico ainda fazem uma grande parte da nossa vida de consumidor.

Demonstração ou sampling ‘in store’ parece meio ‘old fashioned’ e professionais da nossa geracão já não estão muito ligados a isso, mas esse detalhe muitas vezes deixado de lado, é o “algo a mais” quando o consumidor está no PDV, prestes a decidir sobre sua marca ou a do concorrente.

É onde você pode oferecer uma experiência com seu seu produto ao consumidor, uma experiência que envolve os quatro sentidos e faz com que sua marca fixe na mente do consumidor.

Pode parecer nada de mais, mas quantas vezes você já não se encontrou no mercado levando a mesma marca de sempre ao invés de uma marca nova só porque você não tinha certeza se essa seria boa e você preferia se assegurar de que vale a pena levar a marca de sempre ao dar uma chance para essa nova? Essa é a história de muitas idas minhas ao supermercado, e principalmente em Dublin, com tantas marcas diferentes.

Mas, se nessa hora essa marca nova estivesse fazendo uma demonstração ‘in store’ seria sua oportunidade de experimentar, tirar suas dúvidas, comprovar a qualidade (ou não) e quem sabe se tornar um novo cliente.

A demonstração em loja é algo que executado e planejado com cuidado e propósito claro, pode trazer muitos benefícios a sua marca, pois é sua chance de mostrar como seu produto funciona, como é o sabor e os diferenciais comparado com seus concorrentes e ainda aumentar as vendas tornando o produto muito mais conhecido.

Então minha dica é: da próxima vez que você estiver planejando e dividindo seu budget, faça uma pesquisa em pontos de vendas chaves para o seu produto, separe uma parte do seu budget e prepare algo especial para seu cliente se encantar.

Voltarei com mais dicas e um passo a passo de como organizar sua própria demonstração sem precisar contratar uma agência, o que te ajudará a economizar com a ação.

Enquanto isso, compartilhe sua experiência com demonstrações e como esse departamento funciona na sua empresa. Podemos trocar experiências e dicas de como fazer uma ação de sampling mais eficaz!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Rhaniery Leon

    Bom dia,
    Comecei a usar essa ferramenta estratégica “Sampling” no meu negócio e estou colhendo bons frutos.
    Trabalho como comerciante de bebidas na cidade de Maceió- Alagoas. Fidelizei vários clientes, prospectei estrategicamente meu tipo de cliente e fiz degustações da minha bebida nos bares, boates, confraternizações de formatura etc.
    Hoje estou focado nas redes de supermercados de bairro, é o novo planejamento da empresa.
    Estou comercializando bem pelas redes sociais e aplicativo de comunicação.
    Adorei as informações desse blog e do programa implantando marketing. Quero mais novidades.

    Obrigado pelas informações.

    Atenciosamente,

    Rhaniery Leon