As mídias sociais definitivamente aproximam os veículos de comunicação e sua audiência. Através dessas plataformas, é possível manter um diálogo de forma mais direta. Sempre venho falando sobre como os jornalistas podem tirar vantagem disso em seu trabalho, mas desta vez meu foco será no público.
Não é novidade que Twitter e Facebook estão entre as maiores rede sociais do mundo, somando, juntos, quase 1,4 bilhão de usuários cadastrados. Muito provavelmente você usa pelo menos uma das redes. E através delas, acaba consumindo uma notícia ou outra. Então é ai que entra a dica.
Ambos os sites oferecem recursos de listas. No Twitter, a ferramenta é conhecida apenas como “Listas”, enquanto no Facebook são chamadas “Listas de Interesse”. O objetivo desse recurso é possibilitar que os usuários reúnam, em listas específicas, as contas que ele segue de modo a filtrar o conteúdo postado.
Podemos criar listas reunindo apenas quem publica sobre marketing digital, notícias esportivas, pessoas próximas, etc. Uma vez configuradas as listas, transformamos nosso Feed de Noticias do Facebook ou Timeline do Twitter em um verdadeiro jornal personalizado. A grande vantagem nisso é que a segmentação do conteúdo contribui na sua filtragem. Assim conseguimos tirar maior proveito do que nossos contatos, sejam amigos, jornalistas, blogs ou sites de notícias, estão publicando de interessante.
Para configurar as listas é bem simples. No Twitter basta clicar no menu principal lá em cima, ir em “Listas”, depois “Criar lista”. Insira o nome e uma descrição. Depois é só adicionar os contatos. No Facebook o processo é bem semelhante. Acesse a opção “Interesses” no menu a esquerda da tela e depois “Criar lista”. Siga as orientações do próprio site e pronto. Nos dois sites de relacionamento é possível seguir listas prontas. Com uma boa pesquisa não é difícil encontrar listas contendo o que há de melhor sobre determinado assunto. O recurso é um ótimo meio para nós, enquanto leitores, nos mantermos mais próximos de nossas fontes preferidas de informação.
Priscila Stuani
Olá Guilherme!
Adorei as dicas, já vou aplicar nos meus acessos do Twt!
Abraços!