Muitos profissionais sonham que o conteúdo de sua marca seja comentado, compartilhado, espalhado de forma positiva por milhares de pessoas. O especialista Jonah Berger, professor associado de marketing na universidade Wharton e autor do livro “Contagious” divulgou seis segredos para ajudar você nessa tarefa. Confira as dicas:
– Moeda social: Os seres humanos são seres sociais, que adoram trocar informações que tenham um impacto positivo sobre a imagem de cada um; por isso, redes como o Facebook fazem tanto sucesso e estão cheias de posts sobre conquistas, desafios vencidos, etc. Por isso, para que um conteúdo seja viral é preciso que ele faça com que o público se sinta privilegiado, com acesso a algo exclusivo que trará uma boa reputação a quem o compartilhar.
– Estímulos: Quanto mais uma pessoa pensa em algo, mais ela tende a compartilhá-lo com as outras pessoas. Por isso, o conteúdo viral de uma empresa deve estar relacionado às informações comumente citadas pelos indivíduos – notícias atuais, sujeitos de conversação do momento, etc. Não é a toa que a iniciativa “Porta dos Fundos” faz tanto sucesso.
– Emoção: Se uma pessoa se emociona realmente com algo, ela tende a compartilhar o motivo disso com os outros. Por isso, ao fazer um conteúdo coloque em primeiro plano as emoções e deixe as características funcionais do produto ou serviço para o pano de fundo.
– Publicidade: Cada vez mais os consumidores tendem a selecionar um produto ou serviço com base nas recomendações dos amigos. Quanto maior a quantidade de pessoas que indicam algo, melhor ele parece. Por isso, ao postar seu conteúdo você precisa fazer com que as pessoas vejam a repercussão que ele está tendo, ou seja, o número de visualizações, compartilhamentos, comentários, etc. Acredite: essa é uma excelente forma de publicidade.
– Valor prático: É simples, se um conteúdo apresentar informações interessantes, relevantes, as pessoas sentirão vontade de compartilhá-las com o objetivo de ajudar aos outros. Por isso, divulgue conselhos, recomendações úteis, dicas.
– Histórias: As histórias são a moeda da conversação, o motivo para os diálogos, a melhor forma de gerar identificação. Por isso, inclua a mensagem de sua empresa em uma história envolvente e as chances do conteúdo viralizar serão grandes!
E então, o que achou dos segredos? Pronto(a) pra colocá-los em prática? Sucesso!
Eliane Lages
Ótimas dicas, Tainah!
Algumas delas já pratico, como trabalhar o lado emocional e usar as histórias nas mensagens. Vou começar a aplicar as outras dicas também!
Obrigada por compartilhar conosco!
Abraços, Eliane.
Priscila Stuani
Olá Tainah,
Super dicas, gostei muito do artigo.
Todos são super importantes, mas sinceramente acho que as histórias são super importantes e quando bem feito, possibilita uma identificação entre a marca e a pessoa, que faz com que a marca tome uma forma mais pessoal, trazendo o cliente mais próximo da marca.
Abraço,
Priscila Stuani
Tainah
Olá Pri e Eliane, obrigada pelos feedbacks, fico feliz que tenham gostado das dicas! Beijo!