Segundo o Google, agora somos hiper!

Internet-20120422175014

Esta semana me deparei com um artigo do Google que enfatiza que nós, brasileiros, estamos cada dia mais conectados, informados, móveis e entretidos.

Segundo o Google isto é ser hiper. Esta tendência está mudando a vida das pessoas, e por consequência a maneira que nós profissionais de marketing vamos nos comunicar com elas.

Atualmente são 96 milhões de pessoas on-line por todo Brasil e os smartphones são os grandes responsáveis por isso.

Com os smartphones em mãos temos informação e mobilidade, por isso somos a nação que mais passa tempo na internet, que mais compartilha em redes sociais e que mais gera vídeos e programas digitais.

Nos tornamos consumidores hipers.

“Fizemos uma série de pesquisas para entender o novo comportamento do consumidor brasileiro. E percebemos que ele está hiper: hiperconectado, hiperinformado, hipermóvel e hiperentretido. Agora, o desafio das empresas é acompanhar esse consumidor para poder interagir com ele” – declarou Maria Helena Marinho, Consumer & Market Insights do Google Brasil, em entrevista para a imprensa.

Os consumidores hiperinformados fazem 100 bilhões de buscas por mês no Google no Brasil, 48% da população está conectada e consome 80% de toda mídia produzida na internet.

A hipermobilidade é uma realidade já que a penetração dos desktops caiu em todas as faixas etárias da pesquisa do Google, que revela uma tendência mundial: 72% dos usuários de smartphones acessam a internet todos os dias em seus aparelhos. Nos notebooks o acesso é de 65% e em tablets 46%.

Isso aproxima o mundo on-line do off-line. No ano passado tínhamos 30 milhões de usuários multitelas, neste ano já chegamos aos 40 milhões, 10 milhões é a população de Portugal.

Dentro desse novo cenário conectado, informado e móvel encontramos o consumidor hiperentretido. Já são 70 milhões de espectadores de vídeos on-line, um crescimento de 13% comparado ao ano de 2014. Com 60 milhões de acessos por mês, o YouTube é o maior portal de vídeo da internet, os brasileiros ficam 21,9 horas semanais assistindo TV e 8,1 horas assistindo vídeos na web.

Com isso o Google defini três novos tipos de consumidores: os light TV viewers, medium TV viewers e heavy TV viewers.

A seguir, confira o  infográfico que reúne os principais dados da tendência do consumidor hiper.

consumidor-brasileiro-hiper_01_articles

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.