Seminário apresenta nova visão sobre a área de endomarketing

Na criação de uma peça gráfica de comunicação interna o correto é usar a foto de uma pessoa que seja colaborador da empresa ou comprar uma foto de um banco de imagens disponível na web? Ao propor uma pesquisa deve-se oferecer um brinde para incentivar que o público interno responda ao questionário? A intranet da empresa está no ar, mas os resultados não foram positivos. É possível transformá-la em uma rede social corporativa? No dia 24/05, a diretora presidente da agência de endomarketing Happyhouse Brasil, Analisa Brum, esclareceu essas e diversas outras dúvidas de profissionais durante o II Seminário de Comunicação Interna e Endomarketing, que aconteceu no Hotel Radisson Blu, em Belo Horizonte.

O evento serviu como inspiração para o público conhecer diversos cases de sucesso e descobrir formas criativas de se fazer endomarketing nas empresas. Chega de achar que ele se limita apenas à datas comemorativas. Analisa Brum, mostrou que ele vai muito além e destacou a importância que a área tem atualmente para empresas de todos os tamanhos.

É bom ressaltar a diferenciação apresentada de ações de comunicação interna para endomarketing. A palestrante exemplificou que um simples cartaz na empresa pode ser considerado comunicação interna, mas o mesmo tipo de material desenvolvido de forma estratégica e que resulta em engajamento do público interno é visto como ação de endomarketing.

Trabalhar o engajamento é importante, porque hoje as empresas tem um novo público interno. Analisa explicou que ele se caracteriza, principalmente, por ser ativo, cético, exigente, curioso, não admitir grandes narrativas, desejar reconhecimento e fazer parte de uma geração conectada, porém distraída.

Além disso, atualmente vivencia-se uma grande revolução humana em que nada é mais interno. Os profissionais devem pensar em ações de endomarketing visando também o externo. As mídias sociais são um grande exemplo disso. As empresas podem traçar estratégias de endomarketing que façam uso delas e tragam retornos positivos, como o caso de uma instituição que criou peças gráficas e disponibilizou para os estagiários dela divulgarem o novo programa de estágio da empresa. Eles tiveram como retorno mais de 1000 inscrições em menos de 24 horas.

Mas, ações com resultados incríveis como esse só são possíveis a partir do engajamento do público interno e do líder. Transformar o presidente ou diretor da empresa em um canal e fazer com que ele seja um agente de criação de um ambiente corporativo de sucesso é essencial. A palestrante esclareceu que hoje as pessoas não querem apenas benefícios salariais, mas acima de tudo, estar envolvido, encontrar sentido no seu espaço de trabalho e isso só é possível com a ajuda do líder.

O seminário ofereceu uma visão atual do endomarketing, destacando a importância que a área de recursos humanos deve assumir neste contexto e levou o público a vislumbrar o potencial crescimento que essa área tem a cada dia no mercado.

Mas, se você não conseguiu participar dessa grande experiência organizada pela empresa DMT, fique atento! Há diversos outros eventos e cursos que acontecerão nos próximos meses que envolvem temas relacionados à essa área, como a abertura da nova turma da Academia de Lideranças, palestras sobre gestão de desempenho por competências e design thinking. Acesse a agenda de eventos e não perca oportunidades transformadoras como foi a desse seminário!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

30 comments

  1. Roberto

    Otimo texto.
    Estes seminários são muito bons para unir profissionais do setor.

  2. Rafael de Almeida

    Muito bom! Não perderei o próximo!

    -1
  3. Fernanda Oliveira

    Parabéns pela iniciativa!
    É sempre muito importante discutir sobre temas que envolvam o engajamento do público interno nas empresas.

  4. Rafael Lovatto

    Excelente conteúdo! Muito obrigado!

  5. Ana Carolina Mendonça

    Muito bom o conteúdo… Tema interessante. Parabéns!

  6. Carlos

    Legal! Endomarketing é importantíssimo em grandes empresas!

  7. Sérgio Silveira

    Ótimas dicas de endomarketing. Adorei o post. Sucesso!

  8. Sebastiana

    Transformação do público interno com envolvimento do RH e Diretoria. Isso é muito importante no endomarketing! Adorei o texto!

  9. Eliane Lages

    Obrigada pelos comentários. Realmente o endomarketing é essencial em qualquer empresa e esse seminário só veio trazer novas inspirações para os profissionais melhorarem a cada dia o trabalho nessa área. Foi um evento de muito aprendizado!

  10. Carolina

    Parabéns Eliane Lages. O endomarketing realmente faz a diferença . Você vai longe garota. ?

  11. Lucas Henrique dos Santos

    A para eu ter participado desse evento, acabei perdendo o prazo inscrição. E na semana que ele aconteceu foi uma corria só onde trabalho, mesmo que tivesse mim inscrito teria sido difícil comparecer. Pelo visto foi bastante rico em relação cases de sucesso na comunicação interna.

  12. Alan Rocha

    Parabéns pelo Texto, ficou excelente. Uma bela iniciativa. O Endomarketing hoje é importantíssimo nas empresas, e os profissionais das áreas de que envolvem o público interno dentro de uma empresa precisam estar atualizados.

  13. Eliane Lages

    Obrigada, Carolina. Fico feliz que tenha gostado do post.

  14. Eliane Lages

    Que pena que não deu para você participar, Lucas. O evento foi realmente muito bom. Os cases são muito inspiradores.

  15. Robson

    Parabéns Eliane! Esse já é seu

  16. Eliane Lages

    Obrigada pelos comentários, Alan e Robson. É muito bom poder compartilhar a experiência desse evento com todos vocês.

  17. Matheus Mousse

    Texto maravilhoso, Eli. Você arrasa. Obrigado pelas dicas!

  18. Eliane Lages

    Valeu, Matheus. É sempre bom compartilhar experiências construtivas.

  19. Vanessa Lira

    Excelente, assunto de extrema importância que muitas empresas ainda não se deram conta!

  20. Eliane Lages

    Verdade, Vanessa. Mas, o endomarketing tem um potencial de crescimento bem grande no Brasil.

  21. Bruno

    Muito bacana seu artigo além, é claro, de muito pertinente ao atual contexto da comunicação e do marketing empresarial. Parabéns Eliane, ótimo texto.

    • Eliane Lages

      Obrigada, Bruno. Fico feliz em aprender mais sobre esse tema e poder compartilhar com vcs.

  22. Maíra

    muito legal! Vou ficar atenta ao calendário de eventos!!!

  23. Alexandre

    Parabéns pela iniciativa!

  24. Vládia Moura

    Excelente abordagem da Eliane. Parabéns pelo texto.

  25. Eliane Lages

    Obrigada, Maíra, Alexandre e Vládia. O endomarketing é uma área tão importante nas empresas e merece ser destacada sempre para que os profissionais contribuam para melhoria dessa atividade dentro das organizações.
    Abraços, Eliane.

  26. Cristiane Trindade

    Parabéns ELIANE LAGES pelo empenho em promover conteúdos relevantes. Estou sempre acompanhando seu trabalho que é realizado com muita seriedade!!

  27. Eliane Lages

    Obrigada, Cristiane. É bom saber que tenho uma leitora fiel como você!

  28. DANILO SANTANA SILVA

    É bom saber que estamos proliferando essa cultura cada vez mais educadora e compartilhadora! Esperamos por mais coberturas.

  29. Eliane Lages

    É isso aí, Danilo! Compartilhar conhecimento é sempre bom. Em breve teremos mais posts sobre eventos da área de comunicação e marketing. Aguarde!