SEO: O que você precisa saber pra não passar aperto

Quando comecei a me interessar e estudar marketing digital, o primeiro ramo de conhecimento que me dediquei para aprender foi SEO. Na época eu conseguia produzir um volume interessante de textos, com boa qualidade, porém, não possuía a técnica necessária para fazer o meu projeto sair do lugar. Um dos erros que alguns profissionais cometem é achar que um conteúdo bom vence a batalha da otimização. Isso é um erro que já vi muitos sites cometendo, até mesmo excelentes sites com excelentes conteúdos.

A verdade é que o Google ainda não perdoa a nossa falta de técnica. Se você quer aparecer, vai ter que dominar pelo menos o básico, que irei listar:

1. Cabeçalhos

Comece a usar cabeçalhos e utilize-os da forma correta. Um texto só deve ter um H1, que é o título principal, portanto não cometa o erro de colocar mais um dentro do seu texto, só porque o WordPress (se você usa ele) permite que você faça isso facilmente.

Outra coisa, sempre utilize-os do maior para o menor: H2, depois H3, depois H4. De preferência não use o H5, até mesmo porque seu texto irá ficar confuso. O ideal é dividir o texto, com sabedoria, nos cabeçalhos maiores.

2. Keywords ou Palavras Chave

É verdade que nem todo texto precisa ser escrito em torno de uma palavra chave, especialmente se a sua estratégia é voltada para sua persona, em gerar valor, etc. Porém, você deve pelo menos ter uma palavra chave norteando sua criação de um determinado texto.

O Google ainda é um pouco limitado em entender o contexto geral do que escrevemos, especialmente em português, apesar de já ser possível notar rápidas evoluções nos algorítimos para detecção de contextos.

Portanto, enquanto o Google ainda não entende tudo que você está falando, use as palavras chave, fazendo pesquisa das que seu público busca e das que os concorrentes utilizam.

 

3. Link Building

Link building significa apontar links de uma página para outra. Quando é feito de forma correta, o link aponta para um conteúdo relacionado ao da página que apontou. Isso cria uma arquitetura interessante dentro do seu site e o Google entende que os conteúdos que você cria estão relacionados entre si, aumentando sua autoridade e peso do domínio.

Fazer link building é extremamente importante. É a essência dos buscadores, onde o site que mais recebe links é o de maior valor. Afinal, quem apontaria um link pra um site quem não tem valor? É essa a lógica.

4. Nome das imagens

Toda vez que subir uma imagem para seu site, altere o nome do arquivo da mesma. Por exemplo, se o post é sobre Flores Silvestres, insira essa palavra chave no nome do arquivo, além de outros dados que descrevem a imagem em si (preencha o title, alt text e description).

Seja descritivo e preciso, pois o foco aqui é ajudar o Google e o usuário a encontrarem sua imagem quando ele buscar com essa palavra chave.

Conclusão

De todos os que citei, provavelmente o link building é o que lhe dará maior trabalho. Apesar de ser algo natural de se fazer quando se escreve novos textos, para sites antigos e não otimizados, o trabalho é grande.

Sugiro algumas ferramentas neste post que escrevi sobre as ferramentas que usamos na Outbound Marketing.

Sempre tenha em mente que o SEO é algo voltado para a experiência do usuário. Sendo assim, fica mais fácil fazer e entender qual rumo tomar. Espero que você se apaixone pelo tema como eu. Para dar uma aprofundada no assunto, recomendo o blog Moz, que é em inglês. :)

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply