Uma das primeiras lições que aprendemos tanto em marketing quanto em branding é identificar quem é o nosso público. Você já parou para pensar em quem são as pessoas para quem você quer vender o seu produto ou serviço?
Muitas vezes as empresas não realizam esse tipo de diagnóstico e atiram para todos os lados em busca de clientes e consumidores. Esse posicionamento é muito arriscado, já que nem sempre quem adquire meu produto é o meu público alvo, o que pode fazer com que ele seja um consumidor ou cliente sazonal e dificulta a manutenção da minha linearidade de vendas.
Quando identificamos nosso cliente, aumentamos a assertividade nas ações e, com isso, nossa possibilidade de fidelizar os clientes é bem maior. Por isso, tenha sempre em mente com quem você quer falar.
Ao definirmos nosso público alvo podemos segmentar nossas ações por praça, data, horário, entre outros. Por exemplo, se tenho um produto cujo foco são pessoas interessadas em manter a boa forma e uma vida saudável devo estabelecer parcerias em eventos esportivos e academias, anunciar em revistas e programas que tenham relação com a saúde e bem estar, ou seja, farei com que minha imagem esteja linkada à boa forma e saúde.
É preciso ter em mente que para o meu público alvo conhecer e comprar meus produtos ou serviços eu devo estar presente onde ele está, aparecer na rotina e nos hábitos dele. Eu preciso ser visto por ele nos locais onde costuma frequentar.
Se soubermos para quem queremos nos mostrar e com quem ou a que queremos nos associar teremos traçado, pelo menos inicialmente, o nosso plano de ação para fortalecimento de marca.