Seu foco: seu resultado! É assim em Marketing

Foco, marketing, resultado, sucesso, agir, decisões, capacitação, maturidade, paixão.
Acabei de ler o livro “O PODER DA AÇÃO” de Paulo Vieira, aquele escritor e coaching famoso e conceituado. Muitos de vocês já devem ter lido esse livro, pois o mesmo, já foi muito citado em vários meios de comunicação e lugares. Até aí tudo normal!
Uma boa leitura é sempre bom para renovar os conceitos e a mente.

Eu tenho o hábito de ver marketing em tudo, pois amo marketing, respiro marketing e visualizo marketing em todos os cantos que passo. Por isso tenho muito costume de pegar determinadas situações que não estão proferindo marketing diretamente e aplicar a analogia do fato em si ao meu contexto e conhecimento de marketing.
Por isso resolvi compartilhar com vocês o meu ponto de vista! Bora lá!
Primeiro ponto importantíssimo “Seu foco: seu resultado! É assim também em marketing”.

Segundo Paulo Viera tem poder quem age!!! No marketing também é assim!
Ele afirma que precisamos aprender a tomar as decisões certas. Você pode até pensar assim: ahhh isso aí é básico e nem sempre existe a decisão certa! Até concordo com vocês.

Bom ao longo desse tempo que aplico e exerço a função em marketing comecei a ver de forma diferente, mas sem expectativas negativas ou extraordinariamente positivas. Para tomar a decisão correta não é necessário acertar tudo 100%, pois se você pensar assim, já não sairá do lugar – porque tudo na vida tem “50% de chances dar certo ou “errado”.”

Então, como tomar as decisões certas?

Eis a questão!? Primeiro direcione o seu foco. Depois visualize os sinais positivos e negativos dos seus clientes. Assim que identificar “passe um pente fino” nas suas observações – deixe somente o que tem a haver com o seu foco.

Selecionou? Então pronto!

Pegue esses sinais e insira nos recursos de marketing que você utiliza.
Assim ficará bem mais fácil tomar a decisão.

Não precisamos de pesquisas aprofundadas, embora seja muito importante. O que precisamos mesmo é buscar a sensibilidade nos sinais que os clientes estão tocado para nós a todo momento.

O cliente nem sempre tem a total razão, mas quando ele fala muita coisa faz sentido seja para o lado negativo ou positivo. Lucilaine Silva

Paulo cita uma frase interessante: saiba obter a resposta de sucesso. Bom para o ponto de vista de marketing isso é mais que importante, pois nós profissionais vivemos baseados em resultados, afinal a conta das empresas dependem do que atraímos e alcançamos.

Para se ter o sucesso é importante novamente ter foco, analisar as possibilidades, buscar conhecimento, se responsabilizar por suas decisões e mais, do que isso, aja com confiança.
E se der “errado” ah… não adianta chorar!!!

Ao ler o livro a todo momento percebo citações de como lidar com as dificuldades e como vamos lidar com o que deu “errado”.
Essa é uma regra do que acontece diretamente ligada ao poder do foco. Essa regra diz o que acontece com as pessoas no seu dia a dia é apenas 10% do todo… os 90% correspondem ao que fazemos em relação aos 10% originais.

Não é o que acontece que mais importa e sim o que nós fazemos com o que acontece. Paulo Vieira

Para lidar e amadurecer com “os fracassos” Paulo cita: reprograme a sua mente.

Ao reprogramar a mente você buscará do passado os aprendizados e utilizará no presente, no qual tem mais chances de tomar a decisão certa. Para isso precisa ter foco no seu objetivo e no lado positivo da falhas.
Desenvolver novas capacidades é o que aconselha Paulo Vieira.

Bom! Como você reprograma a sua mente? – alimentando-a de boas ideias. Boas referências e mantendo foco.

No marketing é assim também: Leia bons livros, busque referências de empresas – é o famoso: benchmarking e mais, do que isso, aja com foco no seu propósito e acredite nele até que você se convença que deve mudar de rota.

Para concluir deixo duas citações fortíssimas para direcionar você em seu foco:

Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa que irá se focar, mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras ideias que existem. (Steve Jobs)

Nada grandioso no mundo foi realizado sem paixão. (Georg Lichtenberg)

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.