Share: Rafael Martins conta a história do evento que acontece pela 1ª vez em BH

Um projeto que nasceu em dezembro de 2013 e vem conquistando o Brasil com o compartilhamento de conhecimento prático entre os profissionais da área de marketing digital. Esse é o Share, evento que acontece pela primeira vez, em Belo Horizonte, no dia 22 de agosto e traz grandes nomes do mercado digital para interagir e debater com o público. Quer saber mais? Confira a entrevista com o idealizador do evento, Rafael Martins:

Implantando Marketing: Como surgiu a ideia de criar o Share?

Rafael: Identificamos a falta de eventos mais focados na prática do dia a dia de trabalho com a área digital.  A ideia era levar profissionais que estão atuando nesse mercado para compartilhar: como fazem seu trabalho, como pensam o planejamento, as estratégias, as mídias e tantas outras áreas que temos hoje no mercado digital.

Implantando Marketing: Desde do primeiro evento até o presente momento o Share sofreu muitas mudanças? Quais?

Rafael: Hoje nós temos mais reconhecimento do mercado e estamos mais ligados na organização do evento como um todo. Na parte logística, tivemos uma evolução e profissionalização gigante nos bastidores do evento. Mas, o formato e o propósito seguem os mesmos, que é tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados. Somos mais informais, não temos “muita frescura” e temos foco em levar um conteúdo realmente prático para todos os participantes. Além disso, entramos em novos estados, atraímos empresas legais para nos ajudarem e contamos com uma equipe de profissionais extremamente qualificados.

Implantando Marketing: O evento já passou por algumas das principais capitais do Brasil, como São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Neste ano, Belo Horizonte será palco pela primeira vez do Share. Quais motivos levaram a optar por realizar o evento na capital mineira?

Rafael: Os mineiros são, sem dúvida, grandes profissionais do digital. BH tem muitas agências legais e somado à isso tivemos muitos pedidos da galera para levarmos o Share para BH. Ainda tivemos a feliz parceria com o Ibmec que abriu as portas da instituição para gente. O mercado de Minas é um dos mais fortes do País no digital. Por isso, para nós será um grande prazer compartilhar muitas coisas boas com esse público.

Implantando Marketing: De acordo com as declarações de entrevistas que você já concedeu para a imprensa, o foco do Share é apresentar um conteúdo prático para o público. Hoje, você acredita que isso seja uma das principais demandas dos profissionais de marketing digital que participam de eventos da área? Por quê?

Rafael: Sem dúvida, o mercado digital cresce de forma exponencial, as marcas perceberam que precisam estar no digital com uma presença forte, não apenas assistindo, mas sendo ativa na relação com seus clientes. Isso gerou uma demanda grande por profissionais mais especializados nessa área, que por sua vez buscam cursos e eventos para se qualificar. Nós entramos no meio dessa conversa, levando tanto para as empresas quanto para os profissionais da área um conteúdo de qualidade e muito prático para que possa aplicar no seu trabalho.

Implantando Marketing: Um dos cases que serão apresentados durante o evento é sobre o trabalho da Prefeitura de Curitiba nas mídias sociais. O que você considera ser o principal diferencial dos trabalhos que eles desenvolvem e que levam a atingir um público amplo nas mídias sociais?

Rafael: A gente – como muitos – ama a prefs. E, nós entendemos que é sem dúvida um dos maiores cases de social media do País, pois eles conseguiram fazer de um projeto que teria tudo para ser ‘chato’ algo muito informativo e divertido. Eles falam a linguagem da rede e por isso tem muito sucesso. O conteúdo é super bem pensado e o formato de trabalho deles é diferente, hoje muitas marcas já se adaptaram a essa linguagem dentro do seu próprio contexto, mas a prefs foi um dos grandes projetos que iniciou esse formato de fazer social. Vamos levar o Marcos que é o criador do projeto, o Álvaro que hoje é o responsável pela parte de social, mas é a mente por trás dos conteúdos e estratégias e o Claudinho que toca o atendimento. Costumo dizer que a prefs tem todo esse sucesso, pois o trabalho é feito não apenas por uma pessoa, mas por muitas e todas muito boas no que fazem. Por isso, resolvemos levar 3 deles para falar em BH.

Implantando Marketing: O pirulike é um brinde que faz muito sucesso entre o público do Share. Como surgiu a ideia de criá-lo? Há alguma história interessante ou engraçada que você poderia nos contar sobre o uso dele por parte do público do evento?

Rafael: O pirulike é nosso xodó! A galera curte muito e ele nasceu de algo simples, nós queríamos criar uma nova experiência para as pessoas na hora que fossem perguntar algo para os palestrantes. Normalmente, levantamos a mão, mas no Share a galera levanta o pirulike. É diferente, engraçado e tem o pirulito, que como qualquer doce dá uma sensação boa e ele deu certo. A galera gosta muito e pede mais para levar para os colegas e filhos. Nós recebemos pós-evento muitas fotos da galera com os filhos e o pirulike, com frases tipo “meu filho adorou o pirulike”. A gente acha isso demais, ultrapassamos a barreira do dia do evento e, de uma certa forma, vamos para o trabalho e para casa das pessoas.

Implantando Marketing: Diversas pesquisas mostram um forte crescimento na área de marketing digital. Um exemplo, é a pesquisa da IAB Brasil ( Interactive Advertising Bureau) que aponta que neste ano a publicidade digital deverá movimentar R$9,5 bilhões. Você também acredita que haverá maior investimento na área de marketing digital? Qual o motivo desse crescimento?

Rafael: O crescimento do digital tem muitas vertentes, mas acho que duas podem ser destacadas. A primeira é a necessidade das empresas em ter uma presença digital. Hoje não é possível pensar em qualquer campanha sem pensar no digital, pois é lá que a conversa acontece e que conseguimos medir o impacto da mensagem, a assertividade da mídia e tantas outras coisas. Costumo dizer que os empresários aprenderam o que é ROI com o digital. Além disso, acredito que na crise financeira que estamos passando o digital ganha força, pois consegue com baixo investimento atingir muitas pessoas e de uma forma muito segmentada, diferentemente de mídias tradicionais.

Implantando Marketing:O que o público poderá esperar da edição do Share, em Belo Horizonte?

Rafael: O Share nunca tem um público acima de 250 pessoas, muitos nos pedem para fazer em lugares grandes, para mil pessoas, mas não fazemos por alguns motivos. Um dos nossos pontos fortes é a proximidade que criamos com as pessoas, tanto com os palestrantes quanto com os participantes. Em poucas horas, já estão todos conversando e se conhecendo, trocando cartão. Não temos barreiras entre palestrantes, participantes e equipe do Share, fomentamos muito essa troca e entendemos que com um público maior que 250 pessoas isso fica difícil de ser feito. Dessa forma as pessoas ficam mais dispersas e não queremos elas assim. Queremos elas engajadas umas com as outras, pois acreditamos que essa troca ajuda todo mundo.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.