Hoje em dia quem não tem um celular? Ultimamente esses aparelhos se tornaram indispensáveis para muita gente. Para os jornalistas então, nem precisa comentar o quanto os celulares são importantes. E como usuário assíduo de dispositivos móveis, me atrevo a dizer: com um pouco de criatividade, eles podem ser ainda mais úteis para esses profissionais.

Encontramos no mercado uma alta variedade de aparelhos celulares com recursos avançados por um preço acessível. Conhecidos como smartphones, esses dispositivos trazem câmeras com resolução relativamente boa, gravador de voz, bloco de notas e acesso à internet. Tudo na palma das mãos.

Na cobertura de algum evento ou mesmo diante das surpresas do cotidiano, um smartphone pode transformar numa ferramenta poderosa para o jornalista. Parece óbvio, mas não é. Muito se fala do uso desses aparelhos a favor do jornalismo cidadão, no entanto eles são igualmente, ou até mais valiosos nas mãos de um profissional de verdade.

A maioria dos smartphones vem com bloco de notas instalado de fábrica. Os teclados QWERTY ou Touch já oferecem precisão o suficiente para pequenas anotações. O bastante para um lead. Informações mais aprofundadas podem ser registradas por áudio via gravador de voz. A imagem, que para fins jornalísticos não precisa ser de altíssima resolução, fica por conta da câmera do celular.

Se for o caso, até um vídeo curto pode ser feito. Quantas vezes o único registro de um fato marcante como um acidente ou flagrante, são capturados por celulares?

Uma vez com todo o material registrado na palma de suas mãos, as possibilidades continuam abertas. O jornalista pode divulgar diretamente pela internet via conexão 3G ou Wi-Fi, por exemplo, ou descarregar o conteúdo num computador e fazer a edição final.

Smartphones não precisam necessariamente substituir as ferramentas tradicionais de um jornalista. Mas certamente podem auxiliar e muito em seu trabalho, sobretudo naquelas situações onde velocidade e improviso são a ordem do momento.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

2 comments

  1. Ótimo texto, Guilherme! Ótima dica de como o profissional pode usar a tecnologia a seu favor.

  2. Parabéns pelo post! Acho ótimo o uso do smartphone na área do jornalismo e em geral na área de comunicaçao, pois posso garantir que em publicidade e mkt a cada vez mais está se tornando o uso do smartphone como algo obrigado.
    Saludos desde España