Ainda não usa o Snapchat nas estratégias de redes sociais em sua empresa?
O Snapchat surgiu em meados de Setembro de 2011, criado por Evan Spiegel. O mesmo já recusou uma oferta de US$ 3 bilhões de dólares pela rede social. Isso prova que, desde o início já era promissora.
Hoje, a rede social é acessada por 100 milhões de usuários, a maioria jovens de 13-34 anos de idade. Outra curiosidade é que 10 bilhões de vídeos são consumidos todos os dias no aplicativo. Incrível, não é?
É uma rede social com um cunho diferente das mais tradicionais, como Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo. Você consegue postar fotos e vídeos, tratá-los com alguns filtros de foto e filtros locais (variam pela localização) e o conteúdo fica disponível por 24hrs para seus amigos visualizarem. Há também um chat e caso você queira enviar um snap, diretamente para alguém, existe a possibilidade.
Como é uma rede social que deu certo, as marcas logo introduziram seus conteúdos e estratégias. Ainda é um desafio comprovar ROI por meio do Snapchat. Mas cada passo é um passo, a rede social já sofreu várias alterações desde quando foi lançada.
Vou dar algumas dicas de como usar o Snapchat nas estratégias digitais de sua empresa:
1 – COBERTURA AO VIVO
Muitas empresas e artistas já tem feito coberturas ao vivo dos eventos em que participam. É uma “arma” poderosa e que ajuda a potencializar a audiência dos eventos de sua empresa. Pensando neste quesito, elabore uma estratégia cerca de 1 ou 2 meses antes do seu evento, divulgue nas redes sociais para as pessoas acompanharem o evento ao vivo pelo snapchat e dê a elas a possibilidade de interagir em tempo real, mandando perguntas, dúvidas, etc, via chat.
Um exemplo super real e pontual são as olimpíadas do Rio de Janeiro, que acontecerão agora em Agosto de 2016. Já existem alguns cards no Snapchat que mostram como está sendo a preparação para os jogos, mostram a cidade e demais curiosidades.
2 – PROMOÇÕES PONTUAIS
Se você tem uma loja de roupas ou um e-commerce, por exemplo, o Snapachat pode ser um grande aliado. Você tem a opção de segmentar ofertas por canais exclusivos. Por exemplo: Segunda-feira é dia de oferta no Snapchat, ou seja, neste dia você postará somente as peças que estão em promoção ou irá postar um código de desconto, que só será liberado no snapchat e durará 24 horas, por exemplo. Sorteios também podem ser feitos e você divulga os ganhadores por lá. Enfim, são várias as ações/promoções pontuais que você pode fazer pelo Snap.
Uma das marcas que gosto de seguir e que faz muita promoção pontual é a Timberland.
3 – BASTIDORES
Se encaixa na cobertura de eventos ao vivo, bastidores de shows, bastidores de agências, enfim. Qualquer negócio que seja, tem o seu bastidor. Pessoas –– incluindo a mim –– são curiosas para saber o que acontece por trás de uma marca.
Se você tem um restaurante, pessoas gostarão de saber quem é o Chef e como é feito o processo de construção dos pratos, por exemplo. Você também pode fazer uma série de snaps apresentando os funcionários.
Tudo aquilo que é bastidor de sua empresa, divulgue no Snapchat. Obviamente, com um intervalo de tempo, se encaixando dentro de sua estratégia nas mídias sociais!
4 – OFERTAS EXCLUSIVAS
Quer engajar o público de maneira segmentada?
Crie uma oferta exclusiva no Snapchat. O que diferencia uma oferta exclusiva de uma promoção pontual é o tempo e as possibilidades.
Por exemplo, crie uma oferta para as 10 primeiras pessoas que utilizarem o código de desconto do seu snap (post), que ficará disponível por 30 minutos em sua linha História.
Enfim, use a criatividade e promova a interação nesta incrível rede social que é o Snapchat!
Bom, eu sempre gosto de indicar alguns perfis que eu acredito serem criativos –– até demais –– ao usar o Snapchat para negócios. Anote aí:
- Timberland: timberland_br
- Tacobell: tacobell
- Buzz Feed: buzzfeed
- Mashable: mashable
- CNN: Discover Snapchat
- National Geographic: Discover Snapchat
- E o meu Snapchat: igorbp19
Então é isso, pessoal.
Qualquer dúvida ou sugestão, poste nos comentários!
Até a próxima!