
O Social Commerce ou S-commercer ainda é algo relativamente novo no Brasil; porém une técnicas já conhecidas. Para @gborges, “Social Commerce nada mais é que a dinâmica das redes sociais no sistema de e-commerce” no intuito de impulsionar as vendas. Este novo formato de fazer negócios na web é muito estimulante e promissor visto que há no mundo cerca de um bilhão de usuários nas redes sociais e que no Brasil 99% dos internautas acessam alguma rede social.
Aplicação do Social Commerce
Para podermos compreender melhor o que é e como funciona o S-commerce trago um exemplo apresentado no e-Commerce Lounge Maceió, um case de sucesso aplicado na venda de ingressos para o lançamento do filme ToyStory 3.
No lançamento do filme ToyStory 3 as vendas ocorreram por meio da rede social Facebook, o que conhecemos com F-commerce, até aí nada de surpreendente, certo? A grande sacada está na finalização da compra do ingresso para o cinema, onde o usuário pode selecionar seus amigos e convidá-los para ir ver o filme e conseqüentemente realizar também a compra.
Benefícios
Para Sandra Turchi existem vários benefícios em prol dos internautas com o advento do Social Commerce tais como: “economia de tempo troca de experiências, redução do risco de uma compra inadequada, soluções baseadas em interesses comuns, aumento do poder de barganha e relacionamento mais próximo com as marcas dos fabricantes.” Já para as empresas: aquisição de informações relevantes sobre dado produto e ou serviço comercializado, aumento da taxa de conversão, maior relacionamento com seus clientes e expansão do canal de vendas online.
Agora é o tempo
Se sua empresa ainda estiver pensando se deve ou não entrar nas redes sociais, tá na hora de parar de pensar e começar a agir. No Brasil já temos algumas empresas lançando mão desta nova tendência entre elas a Show de Ingressos empresa alagoana especializada em vendas de ingressos online pioneira em seu segmento ao utilizar o Facebook como plataforma de vendas.
Vale salientar que segundo pesquisa da Nielsen, para 90% dos consumidores a recomendação de amigos é a forma de propaganda mais confiável, pois considera as referências como fator decisivo para compras de produtos e idéias. Qual meio melhor do que as redes sociais unida ao e-commerce para atingir este público? Pense nisto.
Juliana Nogueira
>Ótimo texto, Deivid. As redes sociais e o e-commerce são áreas muito fortes no ambiente digital e podem ser grandes aliados das empresas.
Anonymous
>Gostei muito da forma como você abordou o tema, Deivid.
Vanessa Alkmim
Deivid Silva
>Obrigado Juliana e Vanessa.