O mundo é virtual! Não fuja dessa realidade e comece a atuar com Social Commerce
Em meio à instabilidade econômica que enfrentamos no Brasil, o comércio eletrônico continua crescendo e causando grandes impactos no dia a dia da sociedade, possibilitando ao mundo dos negócios oportunidades interessantes para alavancar-se. A boa notícia é que a internet é um poderoso canal de mídia e nos permite muitas formas para atrair e guiar o seu potencial cliente até o ato da compra. Porém, não há uma fórmula mágica para obter o resultado. É preciso disciplina e consistência nas estratégias de marketing digital.
O Social Commerce – ou Comércio Social – é uma estratégia de marketing para comerciantes de e-commerce potencializar suas mídias sociais como um canal de vendas e relacionamento. Seu principal objetivo é criar uma experiência significativa com os e-consumidores de lojas virtuais e permitir que eles compartilhem suas compras on-line nas suas redes sociais com intuito de socializá-las com suas conexões. Para que essas ações sejam alcançadas é preciso adicionar na loja virtual as funções que permitem aos usuários comentarem e avaliarem as páginas com informações sobre a mercadoria. Além disso, com a inclusão dos botões como o “like” e “share’’- do Facebook – outros usuários saberão o número de recomendações de tais produtos, servindo como uma avaliação para estimular novos compradores.
Dentro desse contexto, para implantar uma estratégia de Social Commerce é preciso ter uma boa visão de negócio eletrônico. Não pensar somente no lucro final, e sim na construção do relacionamento e experiência significativa com os clientes. O sucesso de um comércio eletrônico está atrelado diretamente ao cuidado e gerenciamento dessa relação como parte integradora das estratégias da sua loja, que, quando bem administradas, aumentam a probabilidade dos produtos e serviços receberem avaliações positivas, influenciando novos clientes e fidelizando os atuais.