O Social Media Marketing World 2016 realizado de 14 a 19 de abril na cidade de San Diego, nos Estados Unidos é um dos eventos que aponta as principais tendências da área e por isso devemos ficar de olho.Para quem trabalha com marketing e especificamente com mídias sociais as mudanças são diárias. Seja devido a um novo aplicativo que vem fazendo sucesso, um recurso que foi lançado no Facebook ou Snapachat (entre outras redes), um meme que pode ter surgido a partir de uma notícia ou de alguma votação, que está sendo exibida na televisão, dados do que os consumidores estão usando mais. Para acompanhar tudo isso é preciso fazer cursos constantemente e ficar atento ao que acontece nos eventos realizados no Brasil e no mundo.
Muitos vídeos: os usuários gostam de assistir e de publicar vídeos e as empresas vem investindo cada vez mais. O Google reina com o YouTube, mas Facebook, Instagram (que aumentou o tempo do vídeo na rede há algumas semanas) e Twitter não ficam para trás.
Ao vivo: Facebook Live, Periscope e vem aí, o YouTube Connect tudo para mostrar o que está acontecendo agora.
Facebook: sempre dizem que está perdendo a força, mas cada vez mais a rede social vem ganhando novos produtos e serviços. Basta ver as novidades divulgadas na conferência anual da rede, o F8.
Abaixo algumas das novidades resumidas pelo Adnews
- Instant Articles: Como já havia prometido, o Facebook abriu oficialmente o já bastante comentado Instant Articles para todos os produtores de conteúdo da rede. Novos dados sobre o uso da ferramenta também foram divulgados em um post no blog oficial da empresa. Parcerias com WordPress, Adobe Analytics, comScore e Nielsen também fazem parte da novidade.
- Social Plugins: Algo semelhante à opção “Salvar links”, a ferramenta vai permitir que os consumidores do e-commerce salvem produtos, viagens, cursos ou URLs de seu interesse em seu perfil do Facebook, e recebam notificações com informações relevantes, como redução de preço.
- API do Live: Com a API do Facebook Live, canais de mídia poderão alcançar a audiência global do Facebook a partir de transmissões de vídeo com qualidade profissional, além de interagir com o público de diferentes formas. A API também possibilita que fabricantes de dispositivos de vídeo possam integrar o Live diretamente em seus produtos. O passo a passo de como aproveitar a novidade também foi divulgado no blog da empresa.
- Snapchat: um rede que vem crescendo cada vez mais e ganhando espaço entre as marcas. São poucos segundos de uma imagem ou vídeo que vem fazendo a diferença.
Vídeos, Transmissão ao vivo, Facebook e Snapchat vamos ficar de olho.