Startups ganham destaque em evento de inovação

Leap motion, ambient  tracking, mixed reality… A evolução digital já começou e o Corporate Startup Summit 2018, que aconteceu no dia 17 de maio, em Belo Horizonte, apresentou ao público como as startups tem papel fundamental no cenário de inovação dos dias de hoje.

De acordo com o evangelista da transformação digital da General Eletric, Loic Hamon, um Tsunami de novas tecnologias chegou para diversas áreas e está passando por nós todos os dias. “Apesar de essa evolução estar na mídia diariamente, poucas pessoas realmente compreendem o que são”, explicou durante a palestra.

O especialista em inovação e interatividade, Ronaldo Gazel, apresentou uma previsão de Peter Sondergaard, vice-presidente sênior de pesquisa da Gartner, empresa líder de pesquisa em tecnologia de informação (TI), que considera que em 2020 pode ser que não tenha mais aplicativos e citou também a afirmação que Mark Zuckerberg deu em 2017 sobre o fim dos smartphones.

Tecnologia para a saúde

A transformação digital na área da saúde, a competividade com startups, a importância delas para levar a inovação disruptiva em grandes empresas e a jornada da inovação de multinacionais foram temas discutidos nos painéis apresentados.

O diretor de inovação do Hospital Albert Einstein, Cláudio Terra, apresentou o case de sucesso da instituição com as startups. Ele esclareceu sobre a importância da compra que fizeram de uma startup de Recife na área de genética e do  programa de mentoria que o hospital realiza com profissionais de saúde para ajudar no trabalho delas.

O painel também contou com a presença do diretor do Hospital dos Olhos Dr. Ricardo Guimarães, do CEO da startup Canguru, Gustavo Landsberg e do diretor de operações do Hospital Mater Dei, José Henrique Salvador. Um dos grandes desafios apresentados por eles é como as ideias novas podem ser incorporadas na área da saúde, já que ela conta com um ambiente hostil e que resiste a inovação.

Outro ponto importante no debate foi a questão de um ambiente de tecnologia médica e o Dr. Ricardo Guimarães informou que em 2020 Minas Gerais terá uma faculdade com vagas para um curso de medicina onde os alunos deverão estudar outras disciplinas relacionadas a inovação, como engenharia.

DNA para o novo

Para enfrentar a competitividade do mercado, o head de estratégia de inovação da Embraer, Sandro Valeri, afirmou que foi criada a Embraex, uma empresa nos Estados Unidos, e a organização possui um programa de aceleração tecnológica de startups no Brasil com 10 projetos em fase piloto.

Já a superintendente de excelência e inovação da Andrade Gutierrez, Gláucia Costa, destacou que a empresa tinha programas de capturas de ideias, como se fossem startups dentro da organização alguns anos atrás. Isso contribuiu para fornecer uma vantagem para a empresa trabalhar com a inovação no mercado.

Em relação à jornada da inovação enfrentada pelas multinacionais, a VP de transformação digital da Coca-Cola, Adriana Knackfuss, acredita que o maior desafio é desaprender e isso ajuda a inspirar a mudança.

Um exemplo interessante apresentado durante o debate foi o caso da Johnson que criou uma estrutura de inovação separada do negócio. O gerente de desenvolvimento sênior de novos negócios e inovação da empresa, Ricardo Tolentino, explicou que eles buscam criar produtos que cheguem antes da expectativa do consumidor e estão a procura de startups com produtos inovadores que mudem e entreguem relevância para a sociedade.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.