Sua marca tem uma história de verdade?

Para iniciar o artigo de hoje proponho um questionamento: Até que ponto é válido fantasiar uma história para ser bem visto pelos consumidores?

Muitas vezes os consumidores se identificam com a marca por sua história, tradição ou simplesmente pelo design de sua embalagem. Quando o envolvimento com a marca acontece por um contato visual é mais fácil de ser obstruído, porém, quando o envolvimento conta com uma história, a parte emocional do consumidor pode ser ativada e esse laço com a marca pode levar muito tempo para ser desfeito ou até o consumidor descobrir que aquela história, com a qual ele se identificou tanto, é falsa.

Você já deve ter lido alguma coisa por aí falando sobre aquela marca de suco, das caixinhas bonitinhas e coloridas, que conta uma historinha envolvendo o cultivo da fruta da qual foi produzido o suco, pois é, eles estão enfrentando um probleminha com a justiça.

O Conar tomou frente da investigação que visava desmistificar a historinha da fazenda do Senhor Francesco alegando que os consumidores estavam sendo enganados por aquela empresa que se declarava 100% orgânica e que na verdade adquiria suas frutas da mesma empresa que fornecia para tantos outros fabricantes de sucos de caixinha. Inicialmente, o processo exigiu apenas que a empresa readequasse suas embalagens excluindo das mesmas a história fantasiosa.

Usando essa “historinha” como exemplo, podemos fazer uma breve análise de branding: Nós, como gestores de marcas, devemos sempre nos preocupar em conquistar a preferência dos nossos consumidores, porém, não podemos fazer com que isso se torne um objetivo a ser alcançado a qualquer custo.  Precisamos ter em mente que é preciso traçar estratégias, que envolvam atributos capazes de conquistar nossos consumidores, mas que devemos tomar cuidado para que esse objetivo de conquista seja sempre em torno da verdade e da transparência.

Nunca devemos criar algo sobre nossa marca apenas para conquistar consumidores. É preciso ter em mente que a verdade é o melhor caminho para se alcançar a preferência de marca e uma imagem concreta.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Priscila Stuani

    Oi Caroline,

    Excelente reflexão!

    Acredito que marca esteja profundamente relacionada com essência. Somos o que somos, e com um negócio também é assim.

    É legal falar algo bonito, mas se não for real, isso se torna superficial e cedo ou tarde, a verdadeira essência aparece e se não estiver alinhada com o que se comunica, é dor de cabeça na certa…