Uma pergunta pra começar: você exercitou a ultima dica Comunicador? Lembre-se: A comunicação começa dentro de nosso cérebro no inconsciente, ele é um musculo que pode e deve ser trabalhado, então, não se esqueça de exercitá-lo. Vamos à dica!
Bom, quando se fala em ter sucesso em um discurso temos uma serie de situações a serem consideradas. Uma delas é o fato de que, quase sempre, a visão de sucesso está distorcida na cabeça do orador.
Analise essa pergunta que sempre faço a meus alunos participantes de minhas formações de comunicadores e mentorias: O que é sucesso na comunicação pra você? Pense bem antes de dar sua resposta, pois, ela determina como estão sendo as experiências que você tem provocado a suas plateias. Mágicas ou trágicas.
Uma das vezes que fiz esta pergunta, um aluno, que aqui vou chamar de Pedro, disse:
– Considero minha fala um sucesso, quando explico tudo o que preciso da forma que planejei.
Olha aí, a visão deturpada de sucesso que Pedro tinha. Acredito que você identificou facilmente esse erro. Ele não se preocupava com o fator “percepção” da plateia (já falado em outras dicas). ERRO FATAL PRA NÓS COMUNICADORES!
Esta falha comum, é cometida por muitos oradores por acreditarem que desenvolver uma boa retórica já é suficiente.
Lembra que a principal função da comunicação é provocar conexão entre as pessoas? Pois é, principio que é desprezado quando utilizamos apenas nosso mapa (maneira particular de interpretar as coisas) como base para uma “boa” comunicação.
Anota aí: Para conquistar a mente e o coração de seus ouvintes, você, comunicador, precisa comunicar direto pra eles, ou seja, pratique uma comunicação empática, foco total no outro e NÃO em você mesmo.
Até a próxima comunicador!!!