Sucesso ou fracasso de sua comunicação, quem diz é o ouvinte. Saiba por que?

Uma pergunta pra começar: você exercitou a ultima dica Comunicador? Lembre-se: A comunicação começa dentro de nosso cérebro no inconsciente, ele é um musculo que pode e deve ser trabalhado, então, não se esqueça de exercitá-lo. Vamos à dica!

Bom, quando se fala em ter sucesso em um discurso temos uma serie de situações a serem consideradas. Uma delas é o fato de que, quase sempre, a visão de sucesso está distorcida na cabeça do orador.

Analise essa pergunta que sempre faço a meus alunos participantes de minhas formações de comunicadores e mentorias: O que é sucesso na comunicação pra você? Pense bem antes de dar sua resposta, pois, ela determina como estão sendo as experiências que você tem provocado a suas plateias. Mágicas ou trágicas.

Uma das vezes que fiz esta pergunta, um aluno, que aqui vou chamar de Pedro, disse:

– Considero minha fala um sucesso, quando explico tudo o que preciso da forma que planejei.

Olha aí, a visão deturpada de sucesso que Pedro tinha. Acredito que você identificou facilmente esse erro. Ele não se preocupava com o fator “percepção” da plateia (já falado em outras dicas). ERRO FATAL PRA NÓS COMUNICADORES!

Esta falha comum, é cometida por muitos oradores por acreditarem que desenvolver uma boa retórica já é suficiente.

Lembra que a principal função da comunicação é provocar conexão entre as pessoas? Pois é, principio que é desprezado quando utilizamos apenas nosso mapa (maneira particular de interpretar as coisas) como base para uma “boa” comunicação.

Anota aí: Para conquistar a mente e o coração de seus ouvintes, você, comunicador, precisa comunicar direto pra eles, ou seja, pratique uma comunicação empática, foco total no outro e NÃO em você mesmo.

Até a próxima comunicador!!!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.