Super Bowl: Um verdadeiro Touchdown de Marketing Esportivo

No último domingo (4), foi realizado a 52ª edição do Super Bowl, o evento que representou a final da liga nacional de futebol americano (NFL) na temporada 2017-2018. Caracterizado como um dos maiores eventos esportivos do mundo, o Super Bowl é uma verdadeira aula de Marketing Esportivo para os profissionais e entusiastas da área.

O evento marcou o encontro de dois tradicionais times da NFL, o Philadelphia Eagles e o New England Patriots. Pela primeira vez em toda história da franquia os Eagles saíram vitoriosos, sagrando-se campeões e conquistando o anel do Super Bowl.

Mas afinal, aonde o Marketing entra em jogo?

Consumo de Alimentos:

Super Bowl é marcado por um enorme consumo de alimentos nos EUA

Para se ter uma ideia da magnitude do evento, segundo projeção do National Chicken Council (associação comercial da indústria de frangos dos EUA) cerca de 1,35 bilhões de unidades de asinhas de frango seriam consumidas nos Estados Unidos no final de semana do jogo. Tratando-se das últimas edições, o dia do evento é marcado por ter o segundo maior consumo de alimentos e bebidas no país, ficando atrás apenas do dia de ação de graças. Cerca de 15 milhões de quilos de petiscos e 1 bilhão de litros de bebidas são consumidas no dia.

Transporte e Hotelaria:

Em apenas um dia, a partida movimenta uma enorme receita na cidade que sedia o confronto, através da arrecadação dos hotéis, empresas de transporte e dos outros mercados envolvidos, gerando bons resultados para as regiões vizinhas e em todo o país.

Audiência na televisão:

Segundo informações da NBC que divulgou os números finais de audiência do Super Bowl LII, cerca de 103,4 milhões de pessoas acompanharam a partida entre Philadelphia Eagles e New England Patriots. Com isso, o recorde de transmissão segue sendo do Super Bowl XLIX, quando 114.4 milhões de pessoas acompanharam o quarto título da franquia New England Patriots. Mas é claro, os números atuais são altos o suficiente para manter o Super Bowl na prateleira dos eventos esportivos com as maiores audiências do mundo.

Produtos e Ingressos:

Não podemos esquecer que o evento não se limita apenas ao dia do confronto. Por ser tratar de um dos esportes mais tradicionais dos EUA, milhares de ingressos, camisas e produtos licenciados são vendidos ao longo da temporada da NFL, e principalmente dos times envolvidos na decisão do Super Bowl.

Halftime Show:

O Cantor Justin Timberlake foi o escolhido para ser a estrela do The Pepsi Super Bowl LII Halftime Show. Cerca de 106.6 milhões de telespectadores acompanharam a apresentação do artista pop que cantou clássicos de sua carreira no gramado do U.S. Bank Stadium. Até o momento, o intervalo mais popular da história ocorreu em 2015 (SBXLIX), quando Katy Perry obteve uma audiência de 120.7 milhões de telespectadores.

 

Pepsi – Patrocinadora oficial do Super Bowl LII – Getty Images

 

Propaganda:

O Super Bowl é considerado o evento com as propagandas mais caras da história da televisão, empresas de todo o mundo investem milhões para terem os seus segundos de fama e garantirem a presença de sua marca no evento.

E vocês leitores do Implantando Marketing, já estão preparados para a próxima temporada da NFL?

Um abraço e até a próxima!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.