Olá Pessoal! Tudo bem? Há uns 6 anos recebi uma apresentação sobre o que seria o supermercado do futuro. Tudo informatizado, sem atendimento humano e a prática do autoatendimento até na hora de pagar suas compras. Chegamos ao futuro? Esta semana, tive uma experiência bem próxima a apresentação que recebi!
No Supermercados BH, do bairro Buritis, foi inaugurado o primeiro sistema de auto-checkout visto em lojas da cidade. O bairro é composto em sua grande maioria por jovens casais da classe AB e que buscam praticidade em suas compras.
O processo é muito simples: você realiza suas compras e ao pagar, opta pelo auto-checkout. Passa suas compras pelo leitor e, obrigatoriamente, precisa coloca-las em um cesto lateral ao leitor, que confirma o peso da embalagem no visor.
Somente, após finalizar a compra é possível embalar suas compras; antes, o cesto não libera e assim não aparece a forma de pagamento. No auto-checkout não há como pagar em dinheiro, apenas no cartão.
Um ponto interessante, mas que precisa ser melhorado, está na pesagem de frutas e legumes. Como a pesagem foi realizada por nós, eu não sabia que o tomate que estava levando era italiano e não o comum.
Outro ponto a ser melhorado é o cadastro correto do código de barras de packs: compramos cerveja e tivemos que abrir o pack para passar 6 garrafas pelo leitor.
Mas, estes são pequenos detalhes que com o tempo se resolvem. Vale lembrar que a praticidade em realizar nossas compras, sem filas, nos garantiu um bom tempo entre comprar e pagar. Assim, a experiência foi positiva!
Em tempo: há uma atendente, que foi muito simpática e bastante educada, à disposição no auto-checkout, orientando os clientes que estão utilizando o sistema pela primeira vez. Parabéns Supermercados BH pela inovação!
Para quem não é de BH: o supermercados BH possui mais de 150 lojas entre capital e região metropolitana. Ele é voltado para o público CDE e agora, está inaugurando lojas mais sofisticadas em bairros AB, garantindo o preço baixo e mesmo com poucas marcas a oferecer, tem atraído e muito este novo público.
É a oportunidade em tempos de crise. Grande abraço!
Margot
Oi Heron. Gostei bastante dessa matéria e até compartilhei. Me passou pela mente que a capacitação profissional terá que ser cada vez mais acurada. Pequenos empregos como atendentes e caixas estão ficando cada vez mais difíceis. Compras on-line evitam aborrecimentos e esse supermercado com auto-atendimento esta indo pela mesma linha. O contato “vis a vis” está se escasseando.
Em tempo, era seu o Blog 365 palavras?
Eu era sua leitora.
abraços