Cada dia que passa, vemos que as mídias sociais como o Twitter, Youtube e o Flickr juntamente com as redes sociais Orkut, Facebook e My Space estão dando cada vez mais voz e vez para pessoas que desejam “botar a boca no trombone” contando suas indignações publicamente.
O segredo é monitorar as redes sociais constantemente, tratando a reputação da empresa com maior importância que o próprio lucro imediato. Isto é, o bom relacionamento com os clientes é um valor importante para a empresa, valoriza com o passar do tempo.
O papel do marketing para mim se resume em cuidar da imagem e da reputação da empresa, pois o restante é conseqüência disso. Devemos tratar as redes sociais com ainda mais respeito e profissionalismo, pois uma mancha feita na internet nunca se apaga. Multiplica e arranha a marca de tal forma que não há marketing que salve a percepção negativa que fica. Como nossa empresa é percebida nas redes sociais? Você alguma vez já monitorou o que é falado sobre ela? Coisas boas? Parabéns, retuíte, compartilhe, envie scraps. Agora, caso contrário, limpe toda gotinha de mancha, qualquer pequeno comentário ruim pode virar o motivo de alguém não comprar de você, lembrando que na internet tudo se potencializa. Seja o defensor de sua marca como um torcedor fanático, torça, grite, defenda ganhando ou perdendo, se apaixone, vista a camisa também nas redes sociais. Responda as reclamações rapidamente, em silêncio, e compartilhe os elogios publicamente e em todas as redes possíveis. Como sempre digo, percepção é tudo, seja percebido sempre da melhor forma: positivamente.
Faça das redes rociais uma ferramenta eficiente de marketing, use-a a seu favor criando uma marca forte e com credibilidade! Pense nisso!
Juliana Nogueira
>O problema das empresas é que muitas delas colocam pessoas despreparadas para monitorar as redes sociais. A pessoa responsável por monitorar as mídias digitais tem que estar em sintonia com a cultura e com o discurso da empresa.