Técnicas de SEO: Jornalistas também podem (e devem)

A facilidade, velocidade e baixo custo de produção e distribuição de informações na internet é, sem dúvida alguma, um ponto positivo para os jornalistas. Essas vantagens, somadas a outros fatores, atraem muitos redatores para a web. E nesse cenário onde a quantidade de conteúdo online é praticamente infinita, surge a necessidade de nos destacar, sermos encontrados na imensidão.

As práticas de SEO (Search Engine Optimization), cujo significado em português é Otimização para Mecanismos de Busca, cumprem exatamente esse papel. Buscadores como Google, Bing e Yahoo são uma espécie de porta de entrada para muito do que navegamos na web. Quando queremos procurar por determinado assunto, vamos a um deles e buscamos por palavras-chave relacionadas ao assunto.

Ao redigir um texto, o jornalista pode colocar em prática algumas técnicas simples de SEO, mas que fazem a diferença para que seu conteúdo seja encontrado por quem pesquisa sobre o tema. Diferente do que muitos pensam, SEO não se restringe a linhas de código onde só o programador tem controle.

O conteúdo que compõe um site na web também é essencial para o desenvolvimento de SEO. Jornalistas que escrevem para web devem estar atentos a isso, pois a corrida para “aparecer no Google” já começou. A inclusão de palavras-chave no texto, construção de links e, sobretudo, conteúdo de qualidade, podem fazer toda a diferença na hora dos buscadores classificarem seu conteúdo e colocá-lo em evidência.

Algumas dicas simples para colocar em prática esse conceito começam pela inclusão de palavras-chave nos textos. Para isso basta pensar como as pessoas pesquisariam por aquele assunto no Google, ou, para não gastar muito tempo adivinhando, utilize o Google Trends, que fornece esses dados direto na tela. Escreva títulos com maior clareza possível. Não se esqueça das imagens. Quando vamos postá-las, o editor oferece opções de título e texto alt (alternativo) para dizermos ao buscador do que elas se tratam.

Enfim, jornalistas podem e devem otimizar seus textos com técnicas de SEO. Em tempos de sobrecarga de conteúdo na internet, ter algum destaque e ser encontrado pelo público é essencial para sobrevivermos em nossa profissão.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply