A facilidade, velocidade e baixo custo de produção e distribuição de informações na internet é, sem dúvida alguma, um ponto positivo para os jornalistas. Essas vantagens, somadas a outros fatores, atraem muitos redatores para a web. E nesse cenário onde a quantidade de conteúdo online é praticamente infinita, surge a necessidade de nos destacar, sermos encontrados na imensidão.
As práticas de SEO (Search Engine Optimization), cujo significado em português é Otimização para Mecanismos de Busca, cumprem exatamente esse papel. Buscadores como Google, Bing e Yahoo são uma espécie de porta de entrada para muito do que navegamos na web. Quando queremos procurar por determinado assunto, vamos a um deles e buscamos por palavras-chave relacionadas ao assunto.
Ao redigir um texto, o jornalista pode colocar em prática algumas técnicas simples de SEO, mas que fazem a diferença para que seu conteúdo seja encontrado por quem pesquisa sobre o tema. Diferente do que muitos pensam, SEO não se restringe a linhas de código onde só o programador tem controle.
O conteúdo que compõe um site na web também é essencial para o desenvolvimento de SEO. Jornalistas que escrevem para web devem estar atentos a isso, pois a corrida para “aparecer no Google” já começou. A inclusão de palavras-chave no texto, construção de links e, sobretudo, conteúdo de qualidade, podem fazer toda a diferença na hora dos buscadores classificarem seu conteúdo e colocá-lo em evidência.
Algumas dicas simples para colocar em prática esse conceito começam pela inclusão de palavras-chave nos textos. Para isso basta pensar como as pessoas pesquisariam por aquele assunto no Google, ou, para não gastar muito tempo adivinhando, utilize o Google Trends, que fornece esses dados direto na tela. Escreva títulos com maior clareza possível. Não se esqueça das imagens. Quando vamos postá-las, o editor oferece opções de título e texto alt (alternativo) para dizermos ao buscador do que elas se tratam.
Enfim, jornalistas podem e devem otimizar seus textos com técnicas de SEO. Em tempos de sobrecarga de conteúdo na internet, ter algum destaque e ser encontrado pelo público é essencial para sobrevivermos em nossa profissão.