Os meios de tecnologia são os responsáveis por todas as mudanças significativas no mercado de consumo e, principalmente, pela nova forma de consumo e comportamento da sociedade. Estamos cada vez mais conectados e em busca constante de informações e de novos meios de tecnologia.
Só consumimos uma marca após procurarmos as informações sobre ela na web, comparando os preços, críticas e sugestões de outros usuários. O digital tem nos auxiliado na experiência com o meio tradicional.
E cada vez as empresas precisam direcionar suas estratégias para o digital e na humanização da marca para um relacionamento experiencial com o consumidor alvo. Separei alguns pontos que considero de suma importância.
1. Defina um objetivo
O primeiro passo para explorar as ferramentas de tecnologia é estabelecer um plano estratégico a ser seguido. Nenhuma ação de marketing, seja tradicional ou digital, apresenta resultado sem o objetivo inicial e um plano de ação. E há alguns dados que são de suma importância saber, quem é seu público-alvo desejado, quem tem procurado seu produto, quanto você vende atualmente e quais as ferramentas serão utilizadas para sua empresa ser encontrada por esses consumidores.
2. Mídias sociais, elas estão aí então “Seja uma Marca Social”.
Por incrível que pareça, ainda há muitas empresas que não sabem como usar as mídias sociais da forma adequada. Se você é um pequeno empresário não precisa ser um guru em Social Media, mas rede social não é mais um canal de vendas e sim um canal potencializador para seu relacionamento com o consumidor. Mas é preciso saber aproveitar as oportunidades da melhor forma para o seu negócio. É de suma importância estar nas redes sociais, mas é ainda mais valioso saber dar atenção ao seu público. De nada adianta fazer uma página e deixá-la parada, como se fosse um site. Publique conteúdo e não ignore as interações. Responda, ajude, tire dúvidas, seja prestativo e resolva também os problemas. O público hoje espera encontrar marcas, produtos e serviços, mas, além disso, ele espera encontrar ali um canal de comunicação facilitador com a empresa.
3. Marketing de Busca
Tem uma dúvida? Procura no Google. Realmente ouvimos esta frase com muita frequência. Seu produto e sua marca precisam ser encontrados. Estar no topo da primeira página pode impulsionar qualquer negócio. Hoje as estratégias de SEO são fundamentais para o sucesso no Marketing Digital. As ferramentas de relatórios nos trazem informações muito valiosas e permite identificar novas tendências, saber, por exemplo, por quantas páginas de seu site o internauta navegou, quanto tempo ele permanece ou se abriu e fechou a página. Com esses dados, pode-se aprimorar a experiência de uso de seu site ou serviços online. Porém ainda uma pequena empresa não consegue ter uma equipe para mantê-la no topo de forma orgânica. Mas, é possível investir em resultados patrocinados, que aparecem acima dos resultados de busca orgânicas e os investimentos não são altos. Se for possível combinar as duas formas de trabalho, você chegará ao ponto ideal.
4. Explore o Mobile
Assim como estar presente nas redes sociais é importante cresce a cada dia o tráfego de consumidores através de aparelhos móveis. As marcas precisam estar atentas às tendências de smartphones e tablets. Se você se dispõe a fazer um aplicativo, ele deve ser útil e funcional. Não adianta criar um app se ele não terá relevância alguma ao usuário, outro aspecto importante ele não pode ser apenas uma versão do seu site, é necessário que no mobile as funções façam valer a instalação, que tenha algo de diferente e que ajude no dia a dia.
Eliane Lages
Ótimas dicas. Mateus!
Espero que os empresários e profissionais da área aproveitem suas dicas e vejam a importância da tecnologia hoje.
Abraços, Eliane.
Victor Raful
Olá Mateus, Acho sempre válido difundir a ideia de estratégia e investimento no digital.
Nunca podemos esquecer que a empresa tem que pensar em um conceito único de branding onde todos os canais estão conectados entre si sem fazermos distinção (somente didaticamente) entre off e online.