Tecnologia da Informação: como ela pode impactar o seu negócio?

Com a evolução da tecnologia a passos largos, a Tecnologia da Informação deixou de ser acessório e passou a fazer parte do dia a dia das empresas. A evolução da tecnologia desde os anos 80 (início do uso dos computadores pessoais) até os dias de hoje, causou muita evolução e transformação. No passado essas tecnologias ajudavam as empresas a se desenvolverem, mas não eram as ferramentas essenciais para o sucesso da empresa no mercado. Com o passar dos anos, esse pensamento se modificou.

Na era da Tecnologia de Negócio (TN), os negócios são criados ao redor da tecnologia, ou seja, as inovações tecnológicas fazem com que o empreendimento seja impulsionado. Quando um empreendedor mentaliza um negócio deve ter em mente aspectos considerados essenciais, tais como as tecnologias empregadas, depois o empreendedor pode pensar em plano de negócio, público-alvo e mercado. Mas, inicialmente ele deve ter em mente que a tecnologia vem em primeiro lugar dentro da era da TN.

Para entender melhor esse conceito de TN temos algumas empresas criadas a partir desse conceito apresentado: Uber e Airbnb.

A Uber usa smartphones como meio de comunicação entre os interessados em dar carona e ganhar com isso.

Quanto a Airbnb, surgiu com a necessidade do mercado de vendas de casas e quartos. O que não tinha até o surgimento da empresa, era uma plataforma, que reunisse de forma ordenada essas ofertas, usando a tecnologia como facilitador.

Dessa forma a TN se mostra como uma ferramenta poderosa para os empreendimentos, independente de seu tamanho. Pensando nisso, apresentamos cinco tecnologias que devem impulsionar a criação de novos negócios:

Chatbots

São usados em algumas empresas para o atendimento ao cliente. Os chatbots podem substituir algumas tarefas realizadas por seres humanos. Isso ocorre devido a inteligência artificial empregada na construção desse tipo de troca de mensagens.

Internet das Coisas

Conceito que tenta trazer conectividade a objetos que antes só estavam conectados a tomada. O conceito é simples, emprega tecnologia e comodidade com o desejo do cliente, ou seja, a tecnologia esta presente em cada cômodo da casa do cliente, seja como comando de voz, TVs em espelhos, dentre outros equipamentos tecnológicos.

Big Data

Processamento de quantidades massivas de informações geradas diariamente pelos usuários da internet. Por meio do Big Data, o processamento das informações baseia-se nas perguntas certas para extração da informações da base de dados.

Inteligência Artificial

Meio pelo qual o computador “pensa” de maneira individual sobre as possíveis saídas (respostas) e as informações de entrada (solicitação). Com isso ele aprende e fica cada vez mais inteligente de acordo com as escolhas que faz. Está sempre em constante aprendizado.

Aprendizagem Computacional

A Aprendizagem Computacional ou como é mais conhecida Machine Learning permite o crescimento exponencial da máquina, ou seja, os sistemas passarão a ter capacidade de aprender sozinhos e criar interpretações com base em modelos que eles próprios vão criar. Com isso, o aprendizado supervisionado deixa de ser usado, dando espaço a aprendizagem computacional automatizada.

O que podemos perceber com isso?

A tecnologia está cada vez mais presente nas vidas das pessoas. E cabe a elas se capacitarem para essa nova fase de desenvolvimento de negócios, que cresce a passos largos e se consolida cada vez mais no mercado competitivo. A empresa que sai na frente nesse tipo de tecnologia terá uma vantagem competitiva no mercado frente as outras empresas que ainda usam os modelos antigos ou obsoletos e não migraram para as novas tecnologias.

Ate o próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.