Temas de Marketing são debatidos no XLII EnANPAD 2018

O XLII Encontro da ANPAD – EnANPAD 2018 aconteceu de 3 a 6 de outubro, em Curitiba. O EnANPAD é um encontro do campo da administração, dividido em 11 (onze) Divisões Acadêmicas (com temas de interesse da área de Administração e afins), onde acontecem painéis, workshops (nacionais e internacionais) e sessões com apresentações de trabalho e debates (por área). E teve muita coisa boa sendo apresentada e discutida por lá!

Na divisão EOR (Estudos Organizacionais) participei de uma sessão que tratava da questão de gênero, sexualidade, organizações e diversidades, preconceitos sociais etc, temas importantes que devem ser discutidos dentro da academia. Dentre o que foi discutido, alguns pensamentos levantados chamaram atenção: “a tecnologia aumenta o discurso de ódio?”, “Uma política de diversidade, dentro de uma organização, realmente vai abranger a todos ou sempre haverá exclusão?”.

Não posso deixar de mencionar o Seminário: Parent in Science – que trouxe o seguinte tema: “Quem são as crianças da “aldeia” chamada ANPAD: Como conciliar a carreira de professor/pesquisador com a maternidade/paternidade?”. Fui a esse seminário por motivos pessoais, afinal sou uma mestranda, objetivando uma carreira acadêmica e, com uma filha de três anos. As palestrantes fazem parte de um grupo de pesquisa, chamado Parent in Science; com mais informações no site . As questões levantadas, os relatos pessoais e a apresentação de dados de uma pesquisa realizada, revelam que os problemas enfrentados na carreira, pelas mulheres, quando decidem também serem mães, são comuns a todas. Impressionante como os dados da pesquisa servem para quem segue uma carreira acadêmica, como para quem está na rotina de uma empresa.

Na Divisão Acadêmica – Marketing também houve diversos trabalhos que contribuíram muito para o debate da área. A Divisão foi coordenada por Paulo Henrique Muller Prado, da CEPPAD/UFPR. Dentre os temas que assisti destaco o tema que tratou sobre “Gosto, Estética e Dinâmicas de Influência na Internet”. Um tema super atual e debatido, mas que ainda tem muito a ser explorado. Dos trabalhos que foram apresentados nesse tema, cito “Influenciadores Digitais na construção do gosto” das autoras Marina Viotto e Maria Carolina Zanette, ambas da FGV-SP; as autoras trouxeram exemplos de influenciadoras digitais, como a conhecida Gabriela Pugliesi para analisar o contexto do consumo de vida saudável.

Outro tema que destaco foi o “Gênero: Cruzando Fronteiras”; e, dos artigos apresentados teve um que me chamou atenção, por tratar de um tabu social, que foi “O consumo de pornografia on-line por mulheres: o exercício da sexualidade feminina entre o imaginário e o discurso.”, dos autores Maytê Mesquita e Marcelo Pinto, ambos da PUC de Minas Gerais. Trabalho singular, pois geralmente quando se trata desse tipo de consumo específico sempre relacionam ao gênero masculino.

Fica aqui o meu breve relato sobre esse evento. Mais informações vocês podem acessar o site e no link “evento” vão encontrar tudo sobre o EnANPAD.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.