Todo início de ano várias agências, empresas de pesquisa, entre outros divulgam as tendências para um novo ano. Isso ajuda não só as empresas que divulgam, mas ao mercado, a nortear seus investimentos.
Se formos olhar outros dados divulgados, nos últimos meses, há uma única tendência para este e os próximos anos. Não é só uma tendência mas tem a ver também com os aspectos sociais, culturais e econômicos de nosso país.
Não é que você deva ignorar as tendências, como o aumento de podcasts, o vídeo como conteúdo mais visualizado, mais plataformas com serviços de conteúdo 24h (o LinkedIn já lançou o seu e o Twitter vai ter sua versão do stories, snaps….), o uso de chatbots, entre outras. Todos os estudos feitos devem ser vistos e analisados e podem ser utilizados na sua estratégia de marketing.
A tendência para este e para os próximos anos, isso se não houver alterações nas questões de neutralidade da rede entre outras, é o aumento do acesso da população brasileira a internet. Em 2017 éramos aproximadamente, 139 milhões de internautas; 58% dos internautas brasileiros utilizavam redes sociais e metade da população brasileira acessa a internet por dispositivos móveis;
Segundo dados da We Are Social 2018, somos cerca de 150 milhões de brasileiros usuários ativos da Internet. Desses, por volta de 140 milhões de brasileiros usam as redes sociais — o equivalente a 66% da população do país. Além disso, o celular é o meio preferido na hora de navegar na Internet: pelo menos 130 milhões de usuários usam o smartphone para redes sociais, o que seria 61% da população.
O tempo conectado cresceu também de 8h56m diárias conectadas para 9h29m. Estes dados apresentando pela We Are Social estão de acordo com o que foi apresentado, nos últimos meses do ano sobre o acesso à internet, no país.
Levando em conta os dados do estudo o crescimento da população brasileira é cada vez maior, ou seja, várias oportunidades para quem trabalha com marketing.
No entanto, deve-se ficar atento a como as pessoas estão utilizando a Internet, por mais tendências que existam, o acesso da população é diferente. O crescimento vem mudando os hábitos e costumes dá sociedade.
Continuamos com está conversa no próximo mês.