Tendências de consumo e inovação

Fique por dentro dos Trendwatching do mês de junho e veja como aproveitar as tendências para sair na frente!

A Trendwatching* (empresa de tendência independente e opinativa, traz informações atualizadas sobre a digitalização do mundo para as tendências de consumo mais promissoras, insights, práticas e ideias de negócio relacionadas) apresentou seus estudos sobre a tendência identificada neste mês de junho na América do Sul.

A pesquisa realizada pela empresa mostrou que os consumidores latino-americanos estão aceitando conselhos e adotando ferramentas para ajudar a gerenciar seus perfis virtuais. Essa tendência comprova o que várias empresas, principalmente de Recursos Humanos, vêm dizendo recentemente, sobre a necessidade de filtrar as informações que são postadas nas redes sociais, pois elas são vistas por todos, inclusive pelos responsáveis pela contratação de um novo colaborador para as empresas.

Segundo o site, “A vida num ambiente que é um misto de online e offline (digital e físico) traz desafios particulares. Sim, é um fenômeno global. Mas ele está tomando seu próprio caminho na América Latina. Agora, latino-americanos conectados esperam soluções inovadoras e eficazes que os ajudem a gerenciar, controlar, filtrar e formar sua relação com a conectividade.”

Essa tendência foi classificada como ONLIFE MANAGEMENT e apresentaram 3 direções macros que podem classificá-la:

1. Equilíbrio na conexão

2. Segurança virtual

3. Netiqueta 2.0

Confira as características de cada uma:

1. Equilíbrio na conexão

“Os consumidores não querem se desconectar de seus superpoderes tecnológicos. Eles só querem equilíbrio”. As conexões de wifi estão praticamente em todos os lugares, acompanhadas de uma internet cada vez mais rápida e móvel, confirmada pelo aumento das vendas de smartphones. “Não é de se admirar que mais consumidores latino-americanos estejam adotando ferramentas e serviços que ajudam a administrar seu tempo conectado sem deixar de lado as outras demandas do dia a dia.”

Quer um exemplo:

Polar: Anulador De Celular

Marca brasileira de cerveja usa cooler para bloquear sinais de celular.

Lançado pela marca brasileira de cerveja Polar, o Anulador de Celular é um cooler desenhado para bloquear sinais de celular, incluindo 3G, 4G e conexões de wifi. Os coolers especiais foram distribuídos em bares selecionados pelo Brasil, em agosto de 2013, com o objetivo de encorajar os clientes a deixar seus celulares de lado e conversar com os amigos.

2. Segurança virtual

“Da privacidade de dados ao risco de sequestro, segurança é um conceito-chave.” Para os latinos-americanos, a preocupação com segurança de dados e privacidade estão cada vez maiores. Os consumidores estão conscientes que as informações disponíveis online podem aumentar ainda mais o perigo que já existe. “Agora, os latino-americanos querem se proteger: de anunciantes que querem seus dados, da espionagem do governo e dos criminosos.”

Quer um exemplo:

Marco Civil da Internet

consumoGoverno brasileiro aprova um conjunto de leis para a internet.

Em abril de 2014, o governo brasileiro aprovou o Marco Civil da Internet, uma estrutura inovadora de direitos civis para a internet. Criado pelo Ministério da Justiça e pelo Centro de Tecnologia & Sociedade da Fundação Getúlio Vargas do Rio, o Marco Civil define parâmetros sobre o direito de acesso à internet, a proteção da privacidade, o governo aberto e a neutralidade da rede. As novas regras também declaram que o governo é responsável pela educação e pelo treinamento dos cidadãos para aumentar a educação digital e inclusão.

3. Netiqueta 2.0

“A região está dando respostas mais evoluídas ao problema da falta de maneiras online.” As boas maneiras online estão em discussão. A quantidade de novas plataformas trouxe a discussão de o que é certo ou errado na internet, além é claro das questões legais que o Marco Civil da Internet trouxe. “Não é de se admirar que os consumidores das Américas do Sul e Central estão olhando para as marcas para ajudá-los a navegar no campo minado que são as boas maneiras online.”

Quer um exemplo:

Peixe Morre Pela Boca

Website brasileiro ensina bom comportamento nas redes sociais.

Peixe Morre Pela Boca é um site interativo que ensina bom comportamento nas redes sociais. Os visitantes usam o cursor para “pescar” um peixe enquanto o cardume nada. Ao clicar num peixe, aparece uma mensagem como “Compartilhar não é pensar” ou “Mais portraits, menos selfies”. O site foi criado com a missão de encorajar as pessoas a pensarem mais sobre o que postam online.

Guaraná Antarctica: The Post Brothers

Aplicativo de Facebook ajuda usuários a conferir se um conteúdo é legal o suficiente para ser postado nas redes sociais

Em janeiro de 2014, a marca brasileira de refrigerantes Guaraná Antarctica lançou o The Post Brothers, um aplicativo de Facebook que permite aos usuários conferir com seus amigos se eles acham que um vídeo é legal o suficiente para ser postado publicamente numa rede social. Por meio do aplicativo, os usuários podem compartilhar o conteúdo (de forma oculta) com três amigos que avaliam a receptividade ao material.

Diante de tanta informação, o que fazer?

Os espaços que as empresas podem ocupar para apresentar aos consumidores as respostas para os seus anseios são diversos. Instruções de etiquetas, dispositivos (aplicativos) que gerenciem o comportamento online, ou ainda marcas que desejam tornar a vida dos pais mais fácil por meio de aplicativos que ensinem a ter um comportamento online seguro e responsável são exemplos do que pode ser feito.

Desenvolva a sua proposta e se apresente para o sucesso!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.