Entrevista: Presidente da ADVB/SC aponta tendências de marketing para 2015

ADVB

Crédito da foto: Renato Gama

Em entrevista exclusiva para o blog do projeto Implantando Marketing, o presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/Santa Catarina), Octávio René Lebarbenchon Neto, fala sobre marketing sensorial, empreendedorismo e aponta as principais perspectivas de 2015 para o mercado de vendas e marketing. Confira:

Implantando Marketing: Qual sua visão sobre 2014?

Octávio: O ano de 2014 foi um dos mais desafiadores desta década. O Brasil resolveu realizar uma Copa do Mundo de Futebol e para isso precisou da mão do governo. Todos nós sabemos que o governo é pesado e lento. Lembro que não são as pessoas o problema, mas o processo e os métodos. Leis arcaicas, baseadas na desconfiança, impediram de que fizéssemos uma Copa do Mundo à altura do Brasil. Mas, apesar de tudo, ela ocorreu e tirando os 7 a 1, nós sobrevivemos. Logo depois veio o período eleitoral, que, infelizmente, desconecta os políticos da gestão. Onde não há gestão não há resultados. Mas, as empresas não ficaram paradas, os investimentos em marketing e inovação continuaram e o Brasil, em especial Santa Catarina, mostrou fôlego e além de superar a crise brasileira, construiu um novo mercado, transformando o setor de entretenimento, serviços e varejo, mantendo nossa indústria forte e atraindo investimentos, como foi o caso da BMW.

Implantando Marketing: Qual a principal dificuldade que o setor poderá enfrentar em 2015?

Octávio: Quanto ao futuro, nossa impressão é que teremos um ano mais leve, com um governo mais austero em seus gastos públicos, e permitindo que esse bom exemplo seja entendido pelo mercado como um sinal de paz e trabalho.

Implantando Marketing: Como os profissionais do setor devem agir para evitar a queda no crescimento?

Octávio: Santa Catarina é um estado especial, com apenas 3% da população brasileira é um pouco mais de 1% do território nacional, se destaca em diversos segmentos, construindo marcas fortes na indústria metal mecânica, têxtil, cerâmica, telefonia, tecnologia da informação, serviços e varejo. Temos crescido acima da média nacional, Florianópolis, destaca-se junto com São Paulo, Curitiba e Vitória como as melhores cidades para empreender. Temos a maior expectativa de vida do país e cidades como balneário Camboriú e Joinville destacam-se pela indústria na construção civil e metal mecânica. Temos o melhor parque temático do Brasil e somos um estado cuja marca demonstra trabalho, determinação e empreendedorismo.

Implantando Marketing: O que a Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/SC) oferecerá de ações previstas para 2015, poderia nos adiantar alguma novidade?

Octávio: Nós, da ADVB/SC, existimos para fortalecer as marcas catarinenses e através dos seus prêmios dar visibilidade e inspirar outros empresários catarinenses e brasileiros. Vamos continuar reforçando nossos pilares, o reconhecimento com nossos prêmios, relacionamento com nossos eventos e capacitação com nossos cursos de curta, média e longa duração, focadas em marketing e vendas.

Implantando Marketing: Como vem sendo realizado o trabalho da ADVB/SC Jovem para orientar os novos empresários?

Octávio: Após 30 anos, a ADVB/SC tem orgulho de promover e incentivar novos empresários e empresas catarinenses e juntos construir um estado ainda mais preparado para crescer e inovar.

Implantando Marketing:Você tem grande experiência no mercado de Shopping Center. Como está sendo a implantação do marketing sensorial nas lojas deste segmento?

Octávio: Então, o marketing sensorial não trabalha apenas com o produto na sua característica objetiva, ou seja, algo que você toca e que seja algo tangível. O marketing sensorial trabalha exatamente com a percepção do olhar, do cheiro, a percepção ao toque e também a concepção do conteúdo genérico, que é o som que pode aparecer também. Sensorialmente, o ser humano trabalha com esses sentidos muito fortemente, algumas pessoas mais outras menos conforme a característica e também importante as cores como a gente vem falando. Existe hoje um livro fantástico sobre o marketing das cores a neurocomunicação ou neuromarketing, não basta apenas você ter uma loja tradicional, por exemplo, o cheiro do café ele tem que sair. Mas, não pode ser qualquer cheiro de café, senão fica igual a qualquer cheiro de café. Tem que ser o cheiro do seu café, daí eu vou saber que estarei no café X, daquela marca que representa esse conceito de café. Assim como a loja que vende lingerie famosa no mundo que tem um cheiro específico para a loja e você sabe que está ao lado dela, vou citar a loja Victoria Secrets. Já nas lojas no Brasil existem várias em shoppings onde você tem a percepção que está ao lado da loja ou que está perto da loja e, às vezes, nem está pois as bolsas tem cheiro. Você sai da loja com a bolsa, com cheiro e as pessoas procuram onde está a loja, pois eu sei que ela tem aqui, pois o cheiro foi percebido na bolsa.

Então, obviamente, que o marketing tem essa grande virtude de absorver os sentimentos do que é sensorial, o olfato, o paladar, o cheiro e a partir daí identificar clientes que valorizam isso, porque senão ficam na vala comum. Todo mundo valoriza o óbvio, mas é o diferente que valoriza. O ser humano, independente da categoria econômica, gostam de coisas boas. Não importa se estamos na classe A, na classe B, que eu acho até uma grande besteira segmentar tudo isso. Todos nós gostamos de coisas boas, claro que alguns tem condição de pagar mais vezes por isso e outros menos, mas todos gostamos de bom atendimento e produtos de qualidade. Por isso que a diferenciação vai ser o que vai separar uma empresa do passado de uma empresa do futuro.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.