Dicas de comercialização de eventos

Continuando a conceituação de eventos que tenho falado nos meus últimos posts, hoje vou falar sobre os tipos de comercialização de eventos. Já vi várias vezes, até mesmo em eventos de grande porte, feito por grandes empresas, erros que distorcem completamente o significado do patrocínio e realização dos eventos.
Segue abaixo dicas para não errar:
  • Realização: o realizador é o produtor do projeto, ou seja, aquele que efetivamente tomou a ideia e a implementou.
  • Patrocínio exclusivo: todo o potencial de exibição é explorado por um único patrocinador, a quem cabe um investimento maior em troca dessa exclusividade. 
  • Co-patrocínio: divide-se cotas diferentes de patrocínio, que as empresas poderão co-patrocinar. Os valores e as contrapartidas são diferentes.  
  • Promoção: mais voltada aos meios de comunicação, refere-se às diversas formas de promoção do projeto em si. É a divulgação. 
  • Colaboração: fornecimento de produtos ou serviços através do esquema de permuta.
  • Apoio: empresas que contribuem pela transferência de serviços (ex: apoio da mídia em troca da divulgação do evento).
  • Venda do direito de uso da marca do evento: nas campanhas promocionais e ações de propaganda e publicidade (ex: TAM – empresa transportadora oficial das delegações esportivas das olimpíadas e copas do mundo).
  • Venda de licenciamento: empresas licenciadas que comercializam seus produtos com o logotipo do evento.
  • Venda de stands: comercialização e promoção de produtos (ex: feiras e congressos).
  • Permissão para instalação “postos de serviços” no local do evento: em troca da disponibilidade de tais serviços (ex: postos telefônicos, agências de bancos).
  • Venda de publicidade no local do evento: em especial no caso de eventos esportivos realizados em estádios de grande capacidade de público.
  • Negociação com empresas prestadoras de serviços: (ex: desconto no preço da instalação de som, palco, arquibancada em troca de placas de publicidade no local do evento.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

5 comments

  1. Consultoria RH

    >Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH

  2. Anonymous

    >Agradecemos o elogio, temos vários posts legais e com ótimo conteúdo disponíveis no nosso blog.
    Muito obrigada por acompanhar nosso trabalho!!

    Vanessa Alkmim

  3. Juliana Nogueira

    >Muito útil e esclarecedor o seu texto, Vanessa. Com ele não dá pra errar.

  4. Vanessa Alkmim

    >Obrigada, Ju!
    Dicas simples, mas que fazem toda diferença.

    Vanessa Alkmim

  5. Priscila Stuani

    >Ai que ótimo ler esse seu post Vanessa!

    Participo de um projeto e vou coordenar alguns eventos (Mesa Redonda e em breve um Congresso!).
    Abraço

    Ps