Quais os tipos de pontos extras de um supermercado?

O Trade Marketing valoriza e muito o trabalho dos promotores de vendas/merchandising. E para incentivá-los a conquistar, por meio de relacionamento, pontos extras em locais estratégicos, são realizadas campanhas de incentivo, assunto que abordarei no meu próximo artigo.

Um ponto extra é qualquer tipo de exposição de um produto fora de seu ponto natural, ou seja, qualquer produto que seja apresentado ao cliente dentro de um supermercado e que esteja exposto além da gôndola, é considerado um ponto extra.

E alguns tipos são bastante conhecidos e vou apresentá-los agora:

1. Ponta de gôndola: como o próprio nome cita, é a ponta de uma gôndola de determinado setor. Sabe quando você entra em um atacarejo e dá de cara com uma oferta de determinado(s) produto(s) que são oferecidos em grande quantidade? É a ponta de gôndola.

 pontos extras

2. Orelha: é o ponto extra que acompanha uma ponta de gôndola, muitas  vezes sincronizando produtos. Exemplo: uma ponta de gôndola de café e do lado direito dela, um rack (display) de leite UHT ou em pó. Isso também é um exemplo de cross merchandising.

Você sabia que os supermercados não permitem duas orelhas em volta de uma ponta de gôndola? Quem sabe o motivo? Resposta no próximo artigo!

3. Ilha promocional: uma ilha de produtos é composta de um quadrado mínimo de 1,20 x1 metros (tamanho de um pallet de madeira / plástico) e que se localiza entre os corredores e pontos de maior fluxo de clientes. As ilhas promocionais são as “queridinhas” dos supermercados, pois é nelas que as exposições diferenciadas acontecem. Em sua grande maioria pagas, as ilhas permanecem no ponto de venda de1 a 2 meses, tirando aquelas ilhas negociadas anualmente, e  estão sempre presentes no mesmo ponto fixo.

4. Check Stand: conhecido como frente de caixa, o check stand permite a venda por impulso de última hora e assim, é bem disputada por indústrias de consumo e algumas de bazar. Um check stand hoje é composto por três módulos, sendo um pequeno display que fica sob a esteira do check out, um display que delimita as frentes de caixa e uma ponta de gôndola. Vocês já observaram que os caixas de até 20 unidades são separados por uma ilha de produtos? Então, vocês estão diante de um check stand.

5. Clip Strip: ponto extra que tem como objetivos lembrar o shopper sobre a compra de um produto em seu ponto natural e fazer o cross merchandising, o cruzamento de produtos entre si: setor de leite e com um clip strip de achocolatado em pó. Veja o exemplo na imagem abaixo.

Até a próxima com a resposta do item 2 e com o artigo sobre incentivo de promotores de merchandising! Grande abraço!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

4 comments

  1. MARCOS

    ola, porque os supermercados nao permitem 2 orelhas na ponta de gondola?

    -1
    • Heron Xavier

      Olá Marcos! Tudo bem?

      Não é permitido devido ao espaço necessário para dois clientes passarem com o carrinho de compras.

      Mesmo sendo um espaço pago (ou conquistado via relacionamento e negociação com a gerência da loja), não é permitido.

      Mas isso é teoria, na prática, o que importa é vender.

      Grande abraço!

  2. tany

    o qui nao devemos fazer em um ponto de gondola?

    -1
  3. Luiza

    adorei presiso de ideias como essa
    para levantar meu mercadinho.

    -1