O Trade Marketing valoriza e muito o trabalho dos promotores de vendas/merchandising. E para incentivá-los a conquistar, por meio de relacionamento, pontos extras em locais estratégicos, são realizadas campanhas de incentivo, assunto que abordarei no meu próximo artigo.
Um ponto extra é qualquer tipo de exposição de um produto fora de seu ponto natural, ou seja, qualquer produto que seja apresentado ao cliente dentro de um supermercado e que esteja exposto além da gôndola, é considerado um ponto extra.
E alguns tipos são bastante conhecidos e vou apresentá-los agora:
1. Ponta de gôndola: como o próprio nome cita, é a ponta de uma gôndola de determinado setor. Sabe quando você entra em um atacarejo e dá de cara com uma oferta de determinado(s) produto(s) que são oferecidos em grande quantidade? É a ponta de gôndola.
2. Orelha: é o ponto extra que acompanha uma ponta de gôndola, muitas vezes sincronizando produtos. Exemplo: uma ponta de gôndola de café e do lado direito dela, um rack (display) de leite UHT ou em pó. Isso também é um exemplo de cross merchandising.
Você sabia que os supermercados não permitem duas orelhas em volta de uma ponta de gôndola? Quem sabe o motivo? Resposta no próximo artigo!
3. Ilha promocional: uma ilha de produtos é composta de um quadrado mínimo de 1,20 x1 metros (tamanho de um pallet de madeira / plástico) e que se localiza entre os corredores e pontos de maior fluxo de clientes. As ilhas promocionais são as “queridinhas” dos supermercados, pois é nelas que as exposições diferenciadas acontecem. Em sua grande maioria pagas, as ilhas permanecem no ponto de venda de1 a 2 meses, tirando aquelas ilhas negociadas anualmente, e estão sempre presentes no mesmo ponto fixo.
4. Check Stand: conhecido como frente de caixa, o check stand permite a venda por impulso de última hora e assim, é bem disputada por indústrias de consumo e algumas de bazar. Um check stand hoje é composto por três módulos, sendo um pequeno display que fica sob a esteira do check out, um display que delimita as frentes de caixa e uma ponta de gôndola. Vocês já observaram que os caixas de até 20 unidades são separados por uma ilha de produtos? Então, vocês estão diante de um check stand.
5. Clip Strip: ponto extra que tem como objetivos lembrar o shopper sobre a compra de um produto em seu ponto natural e fazer o cross merchandising, o cruzamento de produtos entre si: setor de leite e com um clip strip de achocolatado em pó. Veja o exemplo na imagem abaixo.
Até a próxima com a resposta do item 2 e com o artigo sobre incentivo de promotores de merchandising! Grande abraço!
MARCOS
ola, porque os supermercados nao permitem 2 orelhas na ponta de gondola?
Heron Xavier
Olá Marcos! Tudo bem?
Não é permitido devido ao espaço necessário para dois clientes passarem com o carrinho de compras.
Mesmo sendo um espaço pago (ou conquistado via relacionamento e negociação com a gerência da loja), não é permitido.
Mas isso é teoria, na prática, o que importa é vender.
Grande abraço!
tany
o qui nao devemos fazer em um ponto de gondola?
Luiza
adorei presiso de ideias como essa
para levantar meu mercadinho.
Jéssica de Oliveira Paulino
Boa noite, saberia me dizer o quanto custa mais ou menos um contrato de Ilha promocional e uma ponta da gondola?? Seria para fins academicos.
Grata, desde ja!