Trade Marketing é uma área que visa, principalmente, o retorno através do investimento e, por isso, é considerado como o braço direito da área comercial. Tão recente quanto o Branding, o Trade Marketing se diferencia por possibilitar que o retorno de cada ação seja mensurada.
O Trade busca destacar o produto no ponto de venda através do uso de estratégias de merchandising. Dessa forma, no PDV destaca-se o produto que chamar mais a atenção do consumidor. Para que esse objetivo seja alcançado existem alguns princípios que devem ser seguidos, tais como: o uso de materiais de merchandising, posicionamento do produto na altura dos olhos do shopper, ocupar maior espaço na gôndola, trabalhar exposições diferenciadas, entre outros.
Aplicar esses princípios não é tão fácil quanto parece. Para conseguir aplicá-los no PDV é necessário que a marca tenha algum prestígio. E qual seria o caminho para se alcançar esse prestígio? Se você respondeu que é o Branding, acertou! Afinal, o Branding é um caminho para tornar uma marca conhecida e torná-la uma necessidade para o shopper.
Alinhado ao Trade Marketing, o Branding não é visto apenas como uma estratégia para o fortalecimento de marca, e sim como estratégia de relacionamento com o cliente. Afinal, é preciso saber o que este cliente busca quando adquire um produto e sua percepção do mesmo. Criar valor e estimular o desejo também é uma das funções do Branding, pois permite que o cliente faça a troca mais almejada pelas marcas: o “eu quero” pelo “eu preciso”. Quando esse mérito é conquistado por uma marca significa que ela deixou de ser um desejo e passou a ser uma necessidade para o seu público consumidor.
É aí, que entra a pergunta: seria realmente possível usarmos o termo Trade Marketing x Branding? Acredito que não, já que o Trade assim como outras linhas relacionadas ao Marketing necessitam que a marca seja forte o bastante para que se tenha base nas suas negociações e argumentações ao propor uma ação. E o que fazer para que a marca se torne forte? Determinar ações de branding!
Até a próxima!
Jaquelyne França
Olá Caroline,
Gostei muito do posts sobre Trade Marketing x Branding, simples e esclarecedor.
Trabalho na empresa Santa Amália na área de trade marketing e curso o Mestrado em Administração.
O meu projeto de conclusão de curso será sobre o relacionamento do trade marketing com o branding, para isso estou em buscas de livros sobre o assunto para apoiar minhas pesquisas, você teria alguma para indicar?
Obrigada.