Transformação Digital: ela pode fortalecer seu empreendimento

A Transformação Digital é um fenômeno crescente no país. Conhecida também como “aceleração de atividades, processos, competências e modelos de negócios que aproveitam mudanças e oportunidades, que envolvem tecnologia digital e qual o seu impacto sendo observada de forma estratégica e prioritária”. Essa estratégia acaba beneficiando o empreendimento em inúmeras situações.

Para que se tenha uma transformação digital mais assertiva, ela deve fazer parte do DNA da empresa. É importante delimitar dimensões para a transformação digital. Ela deve ser usada como mecanismo na tomada de decisão, num processo ou até mesmo, um sistema mais produtivo. Em outras palavras, deve-se entender o tamanho do projeto voltado para o empreendimento.

Nessa fase inicial, o principal erro é dos empreendedores acreditarem que não seja possível aplicar a transformação digital aos seus processos internos. Mas é possível atender todos os setores, aumentando a conectividade, velocidade, valor e crescimento.

Lisandro Sciutto, diretor de produtos da Infor para a América Latina, elenca os seguintes motivos importantes:

1- Amarre sua ideia ao objetivo.

Isto é, garantir que as ideias estejam alinhadas diretamente aos objetivos de negócios. As oportunidades digitais ajudam a oferecer produtos e serviços de alta qualidade a um custo beneficio, a alcançar clientes potenciais e atuais de forma significativa, ajudam a reter e cultivar novos talentos. Quais dos objetivos de negócios são mais importantes para você? Essas são algumas coisas que devem estar na mente do empreendedor.

2- Entenda o valor do seu negócio.

Saber observar o que é realmente importante para seu negócio. Ao entender o valor de cada oportunidade digital, ficas mais fácil observar quais valem mais a pena.

3- Identificação da facilidade de implementação.

Descobrir qual nível de dificuldade, custo e demora de implementação das oportunidades, ajuda a decidir qual a melhor opção a ser desenvolvida na empresa, para que os impactos da implementação sejam os menores possíveis.

4- Planeje seu roteiro.

Saber quais as oportunidades que primeiro devem ser buscadas para o bem do seu empreendimento, é de suma importância. Para que seja feita da melhor forma, o melhor a fazer é colocar todas elas num roteiro. Tenha em mente que os fatores importantes devem ser contemplados no roteiro, como: interdependências, recursos internos e orçamentos. Dessa forma, terá uma visão global dos acontecimentos, podendo corrigir conflitos e problemas potenciais.

Espero que o artigo tenha sido de grande valia. Nos vemos no próximo post.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply