Conhecimento

Recentemente, participei de um Workshop de Pesquisa em Marketing, cujo foco era demostrar os tipos de pesquisas existentes no mercado e como as pesquisas podem melhorar os resultados das ações de marketing nas empresas.

Neste workshop percebi que a maior dificuldade das empresas não é criar pesquisas ou colocá-las em prática, mas o maior problema é não conhecer seus próprios clientes e não conseguir transformar as informações disponíveis no mercado em conteúdo analítico.

Existem muitas informações no mercado, desde dados públicos à empresas de pesquisa especializadas e o grande problema é o elevado custo desses serviços. Logo, muitas empresas têm optado por fazer as pesquisas internamente e isso não significa retorno positivo.

O grande dilema é saber quanto e quando as informações são suficientes para resolver um problema. Ter informação não significa ter conhecimento do mercado.

Transformar informação em conhecimento, e o conhecimento em retorno financeiro é o que as empresas buscam e o que faz os resultados serem positivos a longo prazo.

Para transformar as informações em conhecimento é necessário ter bem claro quais os objetivos do negócio, entender se as informações existentes atendem esses objetivos e, principalmente, saber interpretar todas essas informações com foco na resolução de seus problemas.

Por exemplo, se você tem um PDV que não vende o esperado não adianta apenas fazer promoções para atrair mais clientes. É preciso entender porque as pessoas não estão comprando naquela loja.

Perguntas como: será que o PDV possui boa visibilidade? A rua onde estou possui fluxo muito intenso de veículos? Há estacionamento disponível a qualquer momento? Há concorrentes próximos? A população do entorno (moradores e trabalhadores) estão de acordo com o meu público-alvo? Etc…

Enfim, utilizar as informações de mercado para responder as perguntas dos objetivos da sua empresa ou para resolução de seus problemas é transformar informação em conteúdo!

Uma série de tabelas e gráficos não tem valor se não forem bem interpretados. Ainda vale lembrar que conteúdo de qualidade só é criado se for compartilhado, logo, transformar informação em conteúdo não adiantará nada se ficar guardado na sua gaveta.

Compartilhe as ideias com seus colegas de outras áreas e superiores, a integração da informação com diversas áreas da empresa amplia os resultados positivos, cria conteúdo de qualidade e consequentemente conhecimento confiável sobre seu mercado de atuação.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comments

  1. Oi Janna!

    Gostei do artigo e isso é a mais pura realidade.

    Conseguir dados até que não é uma tarefa difícil. O complicado é transformar esses dados em informação.

    Outro fato importante que você apresentou foi o da interpretação desses dados.

    Acho que o grande problemas está no COMO FAZER.

    Beijos,

    Pri

  2. Thais Santana

    Bacana, Janaina.
    Acho que isso traduz bem a proposta do que eu penso que seja Gestão do Conhecimento. Você indica algum outro post ou material sobre o assunto???

    Obrigada!

    • Janaina Rehder

      Olá, Thais! Tudo bom?

      Realmente esse tema é fascinante.
      Me indicaram um livro muito bom sobre Gestão do Conhecimento, mas agora me fugiu totalmente o nome e o autor….
      Vou procurar aqui nas minhas coisas e te mando, talvez você goste!

      Abraços,