Um chefe ruim pode adoecer a equipe. Fique atento!

Olá, tudo bem? Estou de volta com mais um artigo aqui no blog. Hoje com um tema que todo mundo já ouviu falar ou já comentou: O chefe que adoece a equipe.

Falar de atitudes de gestores é sempre sinônimo de polemica, pois elas sempre repercutem fortemente dentro das empresas, ou melhor, nas pessoas das empresas. Vários fatores “ajudam” no acontecimento desses casos, mas vou citar aqui os dois que considero principais: a cultura organizacional e perfil pessoal. Tanto um como outro interferem e muito na saúde da equipe.

Quando citei a cultura organizacional, como fator que pode adoecer a equipe, isto pode ter soado estranho pra você, mas é por aí mesmo. Conheço caso de uma grande empresa no Brasil, que os gestores que são mais respeitados são os que possuem o maior numero de processos de assédio moral. Absurdo! Mas, é cultura da empresa e isto é uma realidade, “adoecer” a equipe como foco organizacional.

Outro ponto importante a ser analisado, é quando esse perfil que adoece a equipe vem da personalidade do gestor, aí fica mais difícil de lidar, pois, ele está diretamente ligado a você, e o resultado de um comportamento assim, reflete obviamente em todos os liderados.

Seguem as dicas:

  • COMO PODEMOS IDENTIFICAR QUE ESTAMOS SENDO VÍTIMAS DESSES CHEFES RUINS?

Fácil, faça uma analise simples de seu nível de estresse relacionado ao trabalho, e depois, qual o percentual você responsabiliza seu chefe? Observe suas respostas com cuidado, para não responsabilizar outras pessoas pelos suas deficiências.

Interessante é que temos muitos gestores ruins no mercado, você sabe, e que querem compensar suas incompetências nas “costas” do colaborador, fazendo-os trabalhar com uma carga muito maior que o normal, e normalmente essa carga é emocional, desestabilizando o colaborador, e causando várias doenças, as “famosas” psicossomáticas.

  • OS “MAUS GESTORES SÃO OS GRANDES RESPONSÁVEIS POR PEDIDOS DE DEMISSÕES NAS ORGANIZAÇÕES?

Sim, mas o interessante é o que uma pesquisa realizada pela Associação de Psicologia dos Estados Unidos informa, por volta de 75% dos trabalhadores americanos mencionam seus chefes como a maior causa de estresse no trabalho, mas a maioria (59%) dos empregados que tem um gerente ruim não sai do emprego, de acordo com a Quartz. Por quê será? Vários motivos podem “prender” o colaborador em seu trabalho (que esta adoecendo ele). Um deles é a condição do mercado, crise, falta de preparação para mudar, assumir a zona de conforto como o melhor lugar para se estar… entre outros.

ALGUMAS DICAS:

Tá mais que provado que não adianta correr, os chefes ruins existem e com toda certeza a possibilidade de você encontrar alguns na sua trajetória de vida é muita. Por isto,deixo algumas dicas para amenizar o desprazer de lidar com essas situações que podem, e vão, te adoecer:

  • Para evitar cobraças excessivas, procure organizar seu dia, com um fluxograma de suas tarefas;
  • Dê prioridade em resolver as demandas solicitadas por esse gestor;
  • Não absorva os comportamentos nocivos desse gestor como pessoal;
  • Evite embates, procure não se posicionar contra em reuniões. Mas se acontecer tenha inteligência emocional, seja tranquilo e impessoal;
  • Procure gerar uma rotina de trabalho que te motive;
  • Comemore as pequenas conquistas na empresa, isto te ajuda na motivação;
  • Se o chefe não mudar, e você estiver se programando para sair, seja sutil e profissional.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment

  1. Brenda

    Nao tenho sorte com Gestores!Só pego carrasco,posso contar no dedo as empresas q passei e peguei chef bacana,a maioria e autoritário,desumano,e por aí vai !!O raça viu,a maioria só olha o lado da empresa e nunca do funcionário.Dificil demais!!!