Para montar um Departamento, primeiro você deve fazer uma proposta para o pequeno e médio empresário. Leia o post “Proponha um departamento de marketing” para mais informações.

A segunda fase consta de uma estruturação mais simples e menos custosa do Departamento, o que permite que você entregue resultados de forma rápida e consistente e consiga verba extra para ampliar sua estrutura. Para saber mais, leia o post “Como estruturar um departamento”.

Na terceira fase da Implantação do Departamento, você já entregou muitos resultados, provou que o investimento dá retorno no curto prazo e que essa área é essencial para o crescimento e o sucesso da empresa. Assim, estabelecendo o Planejamento Estratégico de Marketing e as áreas que devem ser trabalhadas para entregar resultados de curto e médio prazo, você deve então propor um aumento da estrutura do Departamento e uma maior especialização de pessoal.

A primeira estrutura de nosso Departamento era composta por:

No terceiro momento de implantação (11 meses  após o ínico do processo), conhecendo melhor o mercado, as necessidades da empresa, as rotinas e demandas do departamento, apresentamos proposta de crescimento de nossa estrutura ao Diretor Comercial Executivo.
 
Hoje operamos da seguinte forma:


Você pode achar estranho que esses cargos são duplos. Na verdade eles são gerais, mas têm foco em certas áreas do Marketing que precisam de uma atenção maior neste momento: eventos e mídias sociais.
 
No princípio focamos muito  em branding, estruturação e formalização da imagem da empresa no mercado. Este ano nosso foco está voltado para o retorno comercial de nossas ações, para então montarmos uma estrutura de verbas mais específicas para o Departamento, mas isso já é papo para um novo post….

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

5 comments

  1. Maísa

    Olá! Tenho interesse em ler todos os posts sobre o assunto, mas não consegui acessar os links “Proponha um departamento de marketing” e “Como estruturar um departamento”. Como faço para ter acesso a eles?

    Aguardo retorno. Obrigada.

    Maísa

  2. Elisângela

    Olá,
    Recentemente fui contratada para apoiar a presidência nas decisões de marketing de uma grande rede de franquias, porém 2 meses depois que estava na empresa eles passaram todas a responsabilidade do marketing para minhas mãos. Confesso que estou tendo uma certa dificuldade, pois preciso fazer a gestão de 60 lojas no Brasil. será que você tem algum material sobre gestão de marketing em franquias?

    -1
    • Douglas Carias

      Boa tarde, Elisângela! Tudo em paz?

      Para o marketing em franquias, caso o franqueador estabeleça o investimento na taxa de publicidade, isso já é uma excelente notícia, porque existirá um fundo voltado especificamente para esse fim. Existem duas formas básicas de se perceber o marketing em franquias: questões macro (materiais e ações institucionais que se aplicam a todos os franqueados e à marca de um modo geral) e questões micro (ações locais para estimular as vendas e se relacionar com o público da região em que o franqueado se encontra). Nos dois casos, é necessário planejamento, pois o cenário é de “uma empresa em 60”, e um bom relacionamento com os franqueados, para que tudo seja bem entendido e aplicado da melhor forma possível.

      Alguns materiais podem ajuda-la sobre o tema. Indicamos o livro “Marketing para franquias: as melhores práticas para franqueados e franqueadores”, de Denis Santini e Filomena Garcia, pioneiro mundial no assunto, segundo os autores.

      Forte abraço! ^^

      • Elisângela

        Obrigada!