Uma experiência pessoal no uso do pensamento estratégico

Sempre ouvi dizer que a vida nos pregava peças, porém nunca tinha me dado conta do que isto significava, exatamente. Então, fiquei sem um emprego e salário fixos, tive que começar a batalhar pelas ruas de São Paulo, indo nas casas dos meus alunos, pegar trânsito (o trânsito de São Paulo !!!), e ter que controlar meu horário minuciosamente.

Percebi que por mais que eu quisesse dar aula particular e ter como diferencial, ir à casa dos alunos, se eu não gerenciasse meu tempo e não tivesse uma estratégia mínima e um planejamento, nada iria funcionar. Então, a vida me deu a oportunidade de fazer o que eu queria (!) mas, por outro lado, teria que pagar o preço.

Aprendi que para obtermos os resultados, esperados ou até excedê-los, temos que gerenciar muito bem nosso tempo. Afinal, às mesmas 24 horas são para todos. No entanto, precisamos aprender a ter mais tempo, a partir da nossa capacidade de visualizar além das trincheiras, da nossa capacidade de controlar nossas tarefas.

É importante entendermos com clareza nossos objetivos e metas e aprendermos a:

  • Planejar;

  • Priorizar;

  • Dizer não;

  • Nos organizar;

  • Executar;

Se quisermos crescer para obtermos resultados satisfatórios, temos que trabalhar de forma correta e estratégica.

Trazendo este mesmo pensamento para o marketing e para os produtos ou serviços que temos que entregar para um cliente final é fundamental que aprendamos a ter um pensamento estratégico afiado.

Se considerarmos que estratégia é uma declaração de intenção, que define aonde queremos chegar a longo prazo, concluímos que ela delineia o futuro e dita onde e como produtos e serviços serão colocados nas mãos do consumidor final.

Com uma estratégia definida garante-se que as decisões do dia a dia se adaptem aos interesses de longo prazo, sem que estas decisões prejudiquem os resultados presentes e futuros. Foi assim que passei a planejar os locais de aula, quais alunos deveria atender e quais os melhores horários e dias, com base no trânsito e na possibilidade de estacionar o carro sem precisar pagar estacionamento.

Sugiro a todos os leitores do Implantando Marketing, que passem a usar o seu Pensamento Estratégico diariamente, seja para definir suas tarefas diárias ou para entregar um excelente serviço ao seu cliente final, não importa em qual área, mas faça do planejar e executar um hábito.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.