Sempre ouvi dizer que a vida nos pregava peças, porém nunca tinha me dado conta do que isto significava, exatamente. Então, fiquei sem um emprego e salário fixos, tive que começar a batalhar pelas ruas de São Paulo, indo nas casas dos meus alunos, pegar trânsito (o trânsito de São Paulo !!!), e ter que controlar meu horário minuciosamente.
Percebi que por mais que eu quisesse dar aula particular e ter como diferencial, ir à casa dos alunos, se eu não gerenciasse meu tempo e não tivesse uma estratégia mínima e um planejamento, nada iria funcionar. Então, a vida me deu a oportunidade de fazer o que eu queria (!) mas, por outro lado, teria que pagar o preço.
Aprendi que para obtermos os resultados, esperados ou até excedê-los, temos que gerenciar muito bem nosso tempo. Afinal, às mesmas 24 horas são para todos. No entanto, precisamos aprender a ter mais tempo, a partir da nossa capacidade de visualizar além das trincheiras, da nossa capacidade de controlar nossas tarefas.
É importante entendermos com clareza nossos objetivos e metas e aprendermos a:
-
Planejar;
-
Priorizar;
-
Dizer não;
-
Nos organizar;
-
Executar;
Se quisermos crescer para obtermos resultados satisfatórios, temos que trabalhar de forma correta e estratégica.
Trazendo este mesmo pensamento para o marketing e para os produtos ou serviços que temos que entregar para um cliente final é fundamental que aprendamos a ter um pensamento estratégico afiado.
Se considerarmos que estratégia é uma declaração de intenção, que define aonde queremos chegar a longo prazo, concluímos que ela delineia o futuro e dita onde e como produtos e serviços serão colocados nas mãos do consumidor final.
Com uma estratégia definida garante-se que as decisões do dia a dia se adaptem aos interesses de longo prazo, sem que estas decisões prejudiquem os resultados presentes e futuros. Foi assim que passei a planejar os locais de aula, quais alunos deveria atender e quais os melhores horários e dias, com base no trânsito e na possibilidade de estacionar o carro sem precisar pagar estacionamento.
Sugiro a todos os leitores do Implantando Marketing, que passem a usar o seu Pensamento Estratégico diariamente, seja para definir suas tarefas diárias ou para entregar um excelente serviço ao seu cliente final, não importa em qual área, mas faça do planejar e executar um hábito.