Uma lição de Kotler para nunca mais esquecer

Há alguns anos, tive a honra de fazer parte da equipe organizadora de uma palestra exclusiva numa faculdade em Recife, com nada mais, nada menos, que Philip Kotler. Sim, ele mesmo. O expoente máximo nos assuntos relacionados a marketing. E mais que isso, não só participei da organização, como ainda consegui prestigiar a palestra que ele deu, ouvindo suas palavras sobre marketing, especialmente sobre as definições do 3.0.

Não foi fácil ouvir tudo o que ele falava, pois eu estava envolvido com outras preocupações do evento. Porém, um trecho do que ele falou, e que consegui ouvir, me chamou muito a atenção, e eu nunca mais esqueci. Ele se referia sobre o que um profissional de marketing deve ter como competências ou conhecimentos, sendo essas competências a base do seu próprio livro clássico, “Administração de Marketing”. Eis os quatro pilares do profissional de marketing, segundo Kotler:

­conhecimentos de gestão: entender os procedimentos de administração e gestão, que são aplicáveis nos processos de marketing (planejamento estratégico, plano de negócio, gestão e visão holística do negócio, gestão voltada para marcas, dentre outros);

­conhecimentos humanos: ele citou a psicologia como sendo um campo importante de se conhecer. Entender de pessoas, pensar em seus comportamentos, suas características, seus gostos, as visões coletivas e individuais, comportamentos de nichos de mercado, pensamento coletivo e social, dentre outras vertentes (seja na plataforma on-line ou off-line);

­conhecimentos matemáticos: Kotler citou a necessidade de entender de probabilidade e estatística. Saber gerenciar dados é algo fundamental para a tomada de decisões e elaboração de estratégias. Vale a pena gastar tempo aprendendo a lidar com números numa visão gerencial;

conhecimentos financeiros: entender de finanças é uma qualidade importante para o profissional de marketing. Custos, investimentos, previsão de retorno, capital disponível, relação custo x benefício, noções de gestão financeira, são considerados conhecimentos necessários para o bom profissional de marketing.

Desde então, procuro aperfeiçoar esses quatro aspectos e como eles se adaptam aos conceitos de marketing e de gestão, visando ser um melhor profissional da área. Aos poucos, as experiências, as pessoas e as necessidades fazem com que o aprendizado seja adquirido e aplicado.

Naquele dia, consegui apertar a mão dele na saída da palestra, longe de holofotes, de câmeras ou de qualquer coisa. Alguns poucos amigos viram o fato, e infelizmente não consegui tempo para tirar uma foto ou registrar o momento. Mas, me contentei em dizer “obrigado”, e aquele momento, aquele instante, foi o de agradecer pela contribuição dele para a causa do marketing e para o nosso aprendizado.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Adriel Henrique

    Muito bom, sucesso!

    -1