Usando metas e indicadores para alavancar as vendas

Olá! Hoje abordarei um tema relevante às empresas: metas e avaliações. Mas, afinal, metas são importantes para a empresa? Como crio avaliações corporativas eficazes?

Primeiro, vamos tentar fazer com que entendam o sentido delas para a vida de sua empresa. Não importa se sua empresa é nova ou já tem mais tempo no mercado, é sempre importante estabelecer metas de vendas para serem alcançadas.

Estas metas devem ser realistas, podendo usar uma estratégia para avaliar o andamento da empresa. Se possuir um plano claro, essas técnicas de vendas são usadas para analisar o que está ajudando ou atrapalhando. Metas realistas e racionais são importantes para a empresa. Mas apenas ter as metas não basta. É preciso também ter uma equipe de vendas, estabelecendo metas individuais para o grupo.

Podem ser metas por região ou metas de acordo com atuações anteriores. Caso esteja monitorando a cerca do sucesso de vendas de sua equipe, seja pela quantidade de oportunidades de vendas que vão criar, vendas que fecham ou valor que trazem a empresa. Assim, dará a cada um deles a chance de saber no que devem se empenhar.

Ferramentas como: Bônus, Comissões, Incentivos não monetários, ajudam muito os funcionários a atingirem as metas estabelecidas. O que sempre deve ser levado em consideração é que as pessoas gostam de se sentirem reconhecidas pela empresa na qual desenvolvem seus trabalhos.

As vendas devem ser acompanhadas sempre, para assim mensurar seu progresso. Acompanhar as metas de vendas significa medir e coletar dados de como está o andamento delas. Podemos avaliar os métodos de vendas de várias formas:

  • Receita que entram na empresa.
  • Quantas oportunidades de vendas são geradas

Após gerar os dados, crie uma linha do tempo para sempre revisar e atualizar os dados. Os resultados demandam tempo para serem medidos. O ideal é monitora-los a cada três meses ou anualmente para poder ter dados comparativos e saber como anda o negócio com a estratégia de vendas adotada.

Com os dados em mãos, eles podem auxiliar na melhoria da estratégia de venda da empresa, mostrando o que está dando certo em comparação com outras áreas. Assim, poderá investir seus recursos, seja monetário ou pessoas, no que traz mais retorno financeiro para a empresa.

Essa escolha de onde investir, chama-se indicadores, que ajudam a empresa, além das estratégias, a perceber como os concorrentes reagem em relação a empresa.

Os indicadores podem ser baseados na performance ( quantidade de unidades vendidas, margem de lucro), como também na comparação de processos, para entender a percepção dos consumidores em relação aos serviços, a confiança no produto e a reputação da marca.

Quando você analisa os indicadores e compara os processos atuais com os passados ou com os concorrentes e líderes de mercado no seu segmento, você consegue observar as técnicas e práticas empregadas em cada processo que culminaram numa melhor estrategia, trazendo maior ganho para a empresa.

Os indicadores são importantes, mas os funcionários são essenciais para que a estratégia seja usada da maneira certa, trazendo resultados positivos para a empresa.

Deixem seus comentários e como resolvem essa questão em suas empresas. Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto. Até o próximo post.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.