Use o coworking para aumentar o networking!

Sejam bem vindos(as) leitores(as)! Hoje o assunto que abordarei diz respeito a uma nova forma de trabalho, o coworking. Mas, afinal, o que significa essa expressão coworking?

Na definição apresentada pelo site Coworking Brasil,  o coworking é uma nova forma de se pensar o ambiente de trabalho, ou seja, segue as tendências de freelancers e das startups, que buscam essa forma de trabalho por permitirem um ambiente inspirador, no qual há ambientes especialmente pensados para o trabalho autônomo e com pessoas de diversas áreas. No território nacional, contam-se aproximadamente 100 espaços, no mundo esse numero sobe para mais de 4.000 espaços compartilhados.

O profissional que opta por esse tipo de espaço de trabalho, deve ter em mente que deve promover a comunicação interna, estimulando o networking nos espaços compartilhados. O coworking reúne em um único espaço, uma gama diversa de profissionais com variados perfis, tornando essa característica um irresistível atrativo para quem adere a esse tipo de espaço compartilhado.

Apesar desse tipo de ambiente ser um chamariz para o networking, Bruna Lofego – CEO e fundadora da CWK Coworking traz as seguintes sugestões:

  • Apresente os novatos

Sempre que tiver um profissional novo no espeço de coworking, o indicado é fazer as apresentações dele aos outros profissionais que são “veteranos” no local. É uma forma prática de socialização entre todos.

  • Tente a rotatividade

É bom que todos conheçam todas as funcionalidades do espaço e das atividades. Tente sempre “quebrar” o paradigma da rotina. Uma forma simples de fazer essa rotatividade acontecer é traçar dentro das diretrizes do coworking, que é preciso haver rodizio nas estações de trabalho e não se pode ficar na mesma estação por mais de dois dias, por exemplo. Dessa forma os usuários podem explorar melhor o espaço compartilhado e interagir com os demais profissionais.

  • Comunicação interna

Incentivar sempre a comunicação interna entre todos os frequentadores do coworking, seja através de grupos de whatsapp, mural no espaço compartilhado, grupos no Facebook, LinkedIn. Dessa forma, todos os frequentadores podem interagir, mesmo sendo tímidos no cara a cara, fazendo uso das redes sociais.

  • Pense no lazer

Uma forma barata e confiável para expor seu espaço compartilhado é pensar no lazer fora do horário de trabalho, ou seja, promova entre os usuários do espaço momentos de lazer e descontração, seja através de séries, filmes ou eventos diversos que possibilitem a relação interpessoal dos frequentadores.

  • Promova eventos

Uma forma inteligente de promover o espaço e aumentar a rede de contatos. Faça eventos relacionados aos mais diversos focos: crescimento profissional, habilidades especificas, mercado de trabalho, ambiente de trabalho humanizado, sempre colocando temas que façam os frequentadores se interessarem em participar das palestras.

Dessa forma, os coworkings deixam de ser apenas um local de trabalho e passam a fazer parte da vida profissional e particular dos frequentadores. Isso contribuirá para que esses espaços recebam mais frequentadores interessados em um ambiente de trabalho produtivo e descontraído.

 

Espero que tenham gostado do post! Caso algum leitor tenha sua experiência nesse tipo de espaço de coworking, deixe seu comentário e nos brinde com sua experiência. Ate o próximo post.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.