Como e porque utilizar o inbound marketing no seu blog?

Muitos já devem ter se deparado com esse termo ou até mesmo já utilizam dessa estratégia, seja conscientemente ou inconsciente. Mas afinal, o que é o Inbound Marketing?

Segundo a definição da empresa hubspot (a percussora e maior referência no assunto), o Inbound Marketing ou Marketing de Entrada, “pode ser considerado qualquer tática de Marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo”.

Essa “nova” forma de fazer Marketing se deve a mudança do comportamento do consumidor, já que os clientes que procuram pelas marcas e não ao contrário como era antigamente.

O Inbound Marketing é baseado em três elementos chaves: Marketing de Mídias Sociais, Marketing por conteúdo e Estratégias de SEO.

Como o objetivo desse artigo é falar como e porque utilizá-lo em seu blog, não vou aqui entrar em mais detalhes sobre o Inbound.

Alguns blogs às vezes falham, e uma razão frequente é colocar a venda de produtos ou serviços em primeiro plano. Ofereça conteúdo, solução e ideias, pois uma possível conversão de Leads será consequência do relacionamento e engajamento com o seu target.

Os resultados não surgem da noite para o dia, planejamento, dedicação e paciência são fatores fundamentais para o sucesso. É comum alguns blogueiros desistirem após alguns posts, mas a persistência poderá trazer bons resultados.

A fim de evitar que você faça parte desse time, deixo 13 super dicas para otimização do seu blog.

#1: Títulos matadores, com palavras-chave que contêm no artigo, incluir palavras relevantes do seu ramo de atividade.

#2 : Inclua imagens atrativas com boa resolução e vídeos curtos de até 3 minutos de duração, falando sobre o seu nicho de mercado, é claro.

#3: Títulos com listas surtem um efeito incrível; Confira 6 passos para se tornar um empreendedor de sucesso, 15 livros que um bom profissional deveria ler, etc.

#4: Criação de hiperlinks (5 é um bom número) direcionando para artigos antigos, ou até mesmo de parceiros.

#5: Convidar outros blogueiros para escrever no seu blog (Guest Blogging). Sim, ele ainda funciona desde que traga pessoas com conteúdo relevante para o seu site. Seja bem criterioso e agregue valor para a sua audiência.

#6: Deixar um campo, incentivar com botões de Call-to-action (CTA) no rodapé do artigo, e responder todos os comentários no post, com a criação de um grupo de discussão – a plataforma disqus é bem interessante.

#7: “There is no free lunch” (Não existe almoço grátis), ofereça algo em troca pelo contato de email e assinatura do seu feed RSS. E-books, planilhas, infográficos e tutoriais são alguns dos materiais atrativos para oferecer aos seus leitores.

#8: Otimize o tráfego do blog, insira e incentive com botões CTA’s o compartilhamento nas mídias sociais.

#9: Publique o artigo nas suas principais redes sociais assim que ele for postado no blog, faça mais 2 postagens durante o dia e mantenha uma certa frequência durante os dias seguintes.

#10: Utilize um bom leitor de RSS para acompanhar os principais blogs do seu segmento, o Feedlyé uma excelente opção.

#11: Seja qual for a plataforma utilizada na criação do blog, não inclua o nome na URL, como por exemplo; Blogger.com ou WordPress.com. Personalize o seu próprio domínio.

#12: Não utilize práticas de Black Hat, como spams de comentários em centenas de outros blogs. O Google poderá te punir severamente. Os algoritmos de busca mudam constantemente, mas a relevância, confiabilidade e qualidade de um site serão sempre bons sinais de indicadores para a classificação do seu blog.

#13: Por fim, mensure e acompanhe todo o progresso do seu blog através de ferramentas gratuitas de análise web. Utilizo 3 específicas; Google Alerts, Grader e o Google Analytics.

Então, já está pronto para ser encontrado na Blogosfera?

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.