Você sabe o que é valor agregado? Ele é a percepção que o consumidor tem acerca do produto ou serviço prestado por uma empresa. E como fazer com o que a percepção dele sobre a marca seja positiva? Essa é a principal pergunta que os gestores fazem e é aqui que entra o branding equity: na associação de marca.

O valor da marca é baseado em um conjunto de associações que demonstram como os valores dessa empresa são vistos pelos consumidores. Vários valores a serem trabalhados pelas marcas influenciam essa percepção e, abaixo, estão alguns deles:

– Permitir que os consumidores tenham acesso às informações da empresa, investir em diferenciação dos produtos ou serviços em relação aos seus concorrentes e, dessa forma, alcançar vantagem competitiva, oferecer razões para que o consumidor escolha o seu produto, como, confiança e credibilidade, criar atitudes e sentimentos positivos em relação a sua marca e estabelecer uma base forte para extensões de marca.

Quando pensamos em associação de marca, um dos exemplos que podemos utilizar nessa época da Copa do Mundo é o quanto as marcas se associam aos jogadores de futebol.

valorAs marcas tentam, com muita frequência, pegar carona na imagem de uma celebridade e isso, ao mesmo tempo, pode ser bem arriscado. Uma marca quando associada a uma celebridade deve estar preparada para correr esse risco. Um exemplo de celebridade que renderá bons frutos a uma marca é o Neymar. É um jogador com uma carreira bem administrada e que se cerca de todas as formas para evitar que sua imagem seja desgastada, mas mesmo assim, teve sua imagem um pouco arranhada após a notícia de ter traído sua namorada, mas, mesmo assim, com uma boa assessoria de imprensa, conseguiu logo reverter a situação.

Além da associação com celebridades, é possível estabelecer relações com o estilo de vida, preço, concorrência, país ou área geográfica.

Associação de marca é algo que deve ser bem estudado e planejado, já que, além de se preocupar com a própria marca, ainda há de se preocupar com o que ou com quem a sua marca está associada.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.