Varejo digital os novos conceitos que desafiam o mercado tradicional do varejo

A venda no varejo se tornou um grande recomeço com a entrada de novos conceitos que desafiam as estruturas físicas e analíticas do mercado tradicional.

O varejo como todos conhecem, segundo o Wikipédia, diz:

“Varejo ou Retalho é a venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades, ao contrário do que acontece na venda por atacado, o varejo é a venda direta ao comprador final, consumidor do produto ou serviço, sem intermediários.”

 O conceito simples e resumido “venda em pequenas quantidades direto ao consumidor”.

As lojas físicas sempre representaram para as indústrias a possibilidade de realizar este tipo de operação, seja por meio de lojas próprias ou franquiados, e já vimos também as lojas “ponta de fábrica” abrindo cada vez mais a possibilidade de grandes negociações direto ao consumidor final.

Com a chegada do E-Commerce tudo começou a mudar e nos dias de hoje observamos diversas empresas ainda resistentes as inovações tecnológicas, como se pudessem parar no tempo para evitar um desastre. O desastre será inevitável para as empresas que não aprenderem a lidar com os novos conceitos que o varejo digital oferece.

O varejo digital vem trazer novos conceitos que desafiam os pensamentos tradicionais de gerenciamento de estoque, gestão de vendas e layouts de loja, situações que envolvem tanto o mundo on line como o mundo off line. O conceito digital se expande para além do mundo virtual.

O erro principal das empresas do varejo é pensar no digital somente como uma opção de venda online, sendo que a visão que devemos propor é “como as tecnologias digitais podem auxiliar minha loja off line?”.

As lojas conceito trazem diversas amostras de como o consumidor vive uma experiência diferenciada.

Na loja conceito da Amazon o conceito “Just Walk Go” é levar o que quiser sem a necessidade de parar no caixa, etc…

Na loja conceito da Nike o foco é criar um relacionamento com o cliente, que busca obviamente a fidelização a longo prazo.

A questão principal é: necessito ter uma loja conceito para estar no varejo digital? Não!

As tecnologias devem ser usadas em todos os processos da empresa, utilizar o conhecimento digital é a base para melhorar os processos internos.

É possível por exemplo:

– Criar um controle de estoque mais eficiente através de peças com rádio transmissor.
– Criar um CRM inteligente com A.I
– Criar conexões de venda on e off line.

Ou seja, existem diversas possibilidades ao falarmos de tecnologia no varejo, mas todas elas devem ter um único objetivo: “Melhorar a experiência do cliente com a marca.”

Seja no atendimento, na busca de produtos específicos, na facilidade de entrega, etc… O cliente hoje busca mais do que um produto, ele busca uma experiência com a marca.

Nesta linha de pensamento hoje em dia as empresas criam espaços “instagramaveis” onde o cliente pode tirar fotos e registrar o momento da compra para divulgar aos amigos e seguidores. Essa ação se chama UGC (User Generated Content).

O UGC é uma ação espontânea que oferece as empresas divulgar sua marca, produtos e serviços sem custo publicitário e com alto teor de engajamento.

O grande desafio do varejo é aceitar que as novas tecnologias estão presentes e os clientes do futuro estão conectados com elas, até quando você vai sobreviver dos seus clientes de 20, 30 anos atrás? Como fazer para captar novos clientes e garantir um mercado futuro? Como interagir com clientes que desejam comprar online dentro de sua loja física?

É necessário as empresas reverem seus conceitos sobre necessidade de ter um e-commerce, um espaço instagramavel, um controle melhor do seu CRM, uma análise de indicadores mais precisa, e até mesmo um espaço de venda adaptado e integrado as novas tecnologias.

Busque desenvolver um departamento de inovação e tecnologia dentro de sua empresa para buscar formas de inovação acessíveis ao seu perfil de investimento.

Fontes:
https://www.jabil.com/insights/blog-main/eight-retail-4-0-trends-driving-the-industry.html
https://www.shopify.com/enterprise/the-future-of-ecommerce
https://www.getbread.com/blog/5-payment-trends-retailers-should-watch-in-2019/

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.