A campanha desenvolvida pela agencia Leo Burnett para a marca Fiat teve uma repercussão inesperada em função dos acontecimentos do país nas ultimas semanas. Por causa da Copa das Confederações a campanha da Fiat, convidava o povo brasileiro comemorar nas ruas, utilizando o slogan “Vem pra Rua”. O que ela não esperava é que seu slogan fosse utilizado pelo público, não como ação de marketing em comemoração à Copa, mas sim com intuito político de convocação das pessoas a se manifestar.

O slogan virou hashtag #vemprarua e liderou o trending topics do Twitter por alguns dias além de se disseminar por toda rede social, principalmente o Facebook, Twitter e Instagran. Além disso a letra da musica do Rappa utilizada no vídeo refletia o sentimento popular de estar nas ruas se manifestando. ““Vem para a rua/Por que a rua é a maior arquibancada do Brasil”.

Obviamente, o foco da campanha era exclusivamente o evento da Copa das Confederações, mas sem controle pela empresa, foi adotada pela população em suas manifestações politicas que dominaram o país e ainda esta nas ruas em suas mais diversas reivindicações.

Seja como for, este é um caso muito interessante de coincidência da ação da marca com um momento histórico do país, o vídeo foi visto por mais de 200 mil pessoas, compartilhado e difundido pelas redes, a marca teve a simpatia dos consumidores que entenderam o foco da campanha e a ironia da adoção nos protestos. A assessoria de imprensa da Fiat negou boatos de que a campanha iria sair do ar, ou a intenção política da campanha.

A marca teve a feliz coincidência de expressar o sentimento popular e estar no ar na hora certa e como consequência o alavancamento e valorização da marca, mas é preciso tomar muito cuidado, porque assim como neste caso a Fiat caiu nas graças do povo, o mesmo pode rejeitar uma campanha se entende que existe interesse por trás da ação, são coincidências e cuidados que precisamos tomar para tomar conta do mais valioso patrimônio de uma empresa, a marca.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

2 comments

  1. Verdade Douglas, todo cuidado é pouco. A Fiat com certeza não esperava tanta repercussão, aliás, ninguém esperava, mas foi um belo grito da sociedade contra o conformismo.

    Ouvi rumores de que a propaganda sairia do ar também, mas continuo vendo na tv… Ainda bem, porque uma coisa não tem nada haver com a outra.

    Abraços,

    Priscila

    • Oi Pri! São estas rara coincidências que trazem um ótimo material pra gente avaliar, refletir e entender.

      Um abração!!!