Vídeo marketing: uma estratégia de comunicação positiva para as marcas

Cada vez mais usado nas estratégias de marketing, o vídeo marketing chegou para ficar e dar definitivamente movimento à forma antes estática da comunicação. O importante é se ater a alguns detalhes para obter sucesso nas publicações.

Estudos comprovam que o poder da assimilação através dos sentidos se dá em 20% pelo que ouvimos, 30% pelo que vemos e 70% ouvindo e vendo.

Penso que estes números já poderiam convencê-lo a fazer um investimento em vídeo marketing, mas se ainda está resistente, há mais 5 motivos que justificam a importância do vídeo marketing para as marcas hoje:

1º – Um bilhão: é o número de usuários do YouTube.

2º – 46% dos usuários tomam algum tipo de ação após visualizar algum vídeo de anúncio.

3º – 300 horas de vídeo são carregadas no YouTube a cada minuto.

4º – 1 minuto de vídeo equivale a 1.8 milhões de palavras.

5º – Usuários passam 88% mais tempo em websites que têm vídeos.

Agora que estamos convencidos, o próximo passo é conhecermos bem nosso público e compreender em qual contexto será útil a utilização dessa ferramenta para ele.

O vídeo deve conter informações interessantes para quem assiste. Nada de empurrar um produto ou marca. Este método é rejeitado automaticamente pelas pessoas. Hoje, a venda inteligente vende mais do que a venda agressiva.

No vídeo marketing, A História de Sofia, da Panvel Farmácias fica claro o intuito de envolver a audiência em um enredo emocionante e somente no final é revelado o nome da empresa. Não há apelo para o produto e nem precisa. A marca já ganhou meu coração. A criatividade aliada à emoção, gera uma empatia nas pessoas em relação a marca.

Outra modalidade muito usada de vídeo marketing é através do uso da informação, como no canal da profissional Daniella Freixo de Faria, psicóloga infantil. Este tipo de estratégia gera mais confiança e valorização do profissional ou empresa que disponibiliza o conteúdo relevante. Estratégias assim proporcionam retorno garantido, criando admiração e fidelidade com a marca. Mais importante do que vender apenas uma vez para uma pessoa, é vender sempre.

Para uma estratégia bem definida de vídeo marketing é necessário visualizar, com clareza, o que quer entregar, para quem entregar e em qual plataforma. Após a publicação, acompanhe as métricas, e se for necessário, ajuste o planejamento.

Criem, inventem e reinventem. Vídeo marketing é uma ação assertiva para a comunicação e seu concorrente também verá isso.

E você, já utilizou essa estratégia do vídeo marketing para promover a sua empresa, marca ou produto? Conte a sua experiência!

 

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.