Mais do que encantar, uma vitrine de loja precisa vender. A partir deste objetivo, profissionais de visual merchandising e marketing de varejo criam estratégias de execução de vendas para atrair o cliente até à frente da loja e fazê-lo entrar, perguntar, sentir o produto, avaliar a experiência e na maioria das vezes, levá-lo para casa.
O termo visual merchandising pode ser definido como qualquer técnica de exposição de produtos que desperta a atenção do cliente para o conhecimento e a compra dos mesmos. E para isso conta uma estória, cria um envolvimento e reflete no desejo de experimentação daquele produto, em experiências de vida. A vitrine de uma loja (seja de rua ou shopping) é o contato visual inicial para chamar a atenção do cliente.
Pesquisas apontam que a vitrine é responsável por 70% das vendas de uma loja, enquanto 80% da decisão de compra são realizadas no PDV (ponto de venda);
Já 90% da efetivação da compra acontecem pelo contato visual do produto, o que se pode ser exemplificado quando compramos um presente para alguém, a partir da premissa “é a cor preferida, modelo ou o perfil de tal pessoa”.
E como vender utilizando as técnicas do visual merchandising?
Veja 5 dicas de exposição para você fazer na sua loja:
1. Conte uma estória:
Aproveite o calendário promocional do Dia dos Namorados e da Copa do Mundo para fazer um cenário, simples que seja, mas que simbolize a experiência;
2. Utilize o círculo cromático:
Combine cores contrastantes e correlatas para compor o visual atrativo; as cores contrastantes chamam a atenção do cliente enquanto as correlatas harmonizam o cenário e compõe o processo estético;
3. Seja criativo:
Estampas, formas, texturas são muito bem vindas, desde que coordenadas;
4. Desperte a curiosidade:
Aplique perspectiva, crie movimento e sintonia entre os produtos expostos;
5. Precifique:
E por último, não deixe de precificar os produtos; a loja pode ser multada se não tiver precificada (seguindo o PROCON).
Elaborar uma vitrine de vendas é um exercício de planejamento e execução. Pense bastante, alie criatividade ao orçamento e gestão de estoque para reposição das peças expostas. E por fim, avalie se você compraria o produto exposto na sua vitrine, do jeito que está antes de abrir a loja. A vitrine vende!