Uma nova tecnologia que aguça ainda mais a Experiência de Consumo dos clientes no varejo pode estar a caminho do Brasil. Tratam-se das vitrines interativas. Essa tecnologia aparenta ser extremamente simples em templos de tablets e smartphones, uma vez que se trata de uma vitrine que ao invés de apresentar os manequins e peças, com seus respectivos preços, apresenta telas com tecnologia touch screen que além de realizar a veiculação de peças institucionais, são grandes cardápios com todas as peças, preços, opções de cores, tamanhos e numeração, sabores e todos os atributos de produtos e serviços vendidos pelo estabelecimento de forma interativa, a um toque de distância da tela.

Outra grande sacada das vitrines interativas é a sinergia da tela com os estoques das lojas via sistemas de ERP. Ou seja, só são disponibilizados na vitrine interativa, aqueles produtos e serviços que efetivamente estão disponíveis para consumo naquele momento no estabelecimento, sendo que as vitrines são atualizadas em tempo real. Isso de certa forma evita a insatisfação que todos nós temos como clientes, quando solicitamos determinados produtos ou serviços aos vendedores e somos “agraciados” com a notícia de que não há mais peças em estoque.

Além de ser um atrativo tecnológico para as lojas, as vitrines interativas são uma ferramenta de Marketing de Experiência uma vez que evita algumas das insatisfações comuns no varejo. Nos EUA, GAP, Reebok, Ralph Lauren e Best Buy são algumas das empresas que já utilizam as vitrines interativas em suas lojas. No Brasil, algumas lojas da confecção Blue Beach utilizam uma versão mais simples das vitrines interativas, com modelos de biquínis e maiôs. Basta saber quando a tecnologia chegará ao Brasil de fato e se o consumidor brasileiro será receptível à essa nova tecnologia!
Até a Próxima.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

6 comments

  1. Vanessa Alkmim

    >Adorei a novidade, Clayton!
    Mal posso esperar para ver alguma vitrine assim aqui em BH.
    Abraços,
    Vanessa Alkmim

  2. Vanessa Alkmim

    >Adorei a novidade, Clayton!
    Mal posso esperar para ver alguma vitrine assim aqui em BH.
    Abraços,
    Vanessa Alkmim

  3. Duda Polibiano

    >Confesso que eu também fiquei curiosa pela novidade.

    Muito bacana mesmo!

  4. Priscila Stuani

    >Que máximo ver o que tá rolando por ai!
    Muito bom o post! E pelo ponto de vista do marketing, promete!

  5. Anonymous

    >Legal Clayton!
    Gostei da novidade também! É como se fosse uma extensão da experiência online, ou uma continuidade dela… bacana, mas gosto também da possibilidade de ver roupas e produtos de verdade nas vitrines…

    um abraço!

    Tati

  6. Eliane Lages

    >Oi Clayton,

    Seu post é bem interessante. Já vi esse tipo de tecnologia sendo usada em espaços culturais, como o Museu Oi Futuro que tem em BH e fiquei fascinada! Nas lojas, ainda não tive a oportunidade. Deve ser uma experiência muito boa. Continue compartilhando as novidades com a gente!
    Bjs