imagem de itnernet

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje falo de uma área muito criativa do trade marketing: o visual merchandising, conhecido por nós brasileiros como vitrinismo.

O profissional de Visual Merchandising desenvolve cenários temáticos em torno de um determinado produto ou linha de produtos, para que estes “conversem” com o público – alvo de uma loja, supermercado, home center ou festa.

Criatividade é a palavra de ordem para o visual merchandising. E como todo profissional de trade marketing que possui como uma de suas tarefas, atuar com vitrines para feiras e eventos diferenciados (eu faço isto hoje e gosto muito), algumas dicas são importantes para compor uma boa conversa com o shopper ou público – alvo:

1. Entender o que a indústria quer: se há lançamentos para serem divulgados, se a comunicação será apenas institucional e não promocional, se é para divulgar produtos com maior margem ou focar em toda a linha para fortalecer mais a lembrança da marca no PDV;

2. Planejar. Ponto. Esta etapa é muito importante, pois é aqui que todas as dúvidas precisam ser tiradas para que não haja ruído de comunicação: estude bastante o produto, veja qual o posicionamento deste produto na mídia, certifique-se se há alguma questão cultural em torno dele e busque referência na concorrência para fechar bem a primeira parte de seu planejamento;

3. Estude o espaço oferecido: em uma vitrine de 3 metros com 1 nível, pode-se fazer de 2 até 6 vitrines, sendo cada uma de 1 metro. Busque ocupar todo o espaço fornecido, o que digo com isto: trabalhe perspectiva e profundidade. E lembre-se: menos é mais.

4. Conte uma estória: ouse conversar com o público – alvo por meio de itens como iluminação, cores, texturas e movimento.

5. Faça acontecer: deixe sua marca pessoal nas peças que cria, independente da marca para qual está criando. Faça um book com seu portfólio e aprimore cada vez mais, visitando lugares diferentes, sentindo texturas, captando imagens, conhecendo pessoas e focando em resultado.

Agindo assim, com estas poucas dicas, seu trabalho será cada vez mais surpreendente.

Voltarei a falar deste assunto que gosto muito!

 Um abraço!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.