Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje falo de uma área muito criativa do trade marketing: o visual merchandising, conhecido por nós brasileiros como vitrinismo.
O profissional de Visual Merchandising desenvolve cenários temáticos em torno de um determinado produto ou linha de produtos, para que estes “conversem” com o público – alvo de uma loja, supermercado, home center ou festa.
Criatividade é a palavra de ordem para o visual merchandising. E como todo profissional de trade marketing que possui como uma de suas tarefas, atuar com vitrines para feiras e eventos diferenciados (eu faço isto hoje e gosto muito), algumas dicas são importantes para compor uma boa conversa com o shopper ou público – alvo:
1. Entender o que a indústria quer: se há lançamentos para serem divulgados, se a comunicação será apenas institucional e não promocional, se é para divulgar produtos com maior margem ou focar em toda a linha para fortalecer mais a lembrança da marca no PDV;
2. Planejar. Ponto. Esta etapa é muito importante, pois é aqui que todas as dúvidas precisam ser tiradas para que não haja ruído de comunicação: estude bastante o produto, veja qual o posicionamento deste produto na mídia, certifique-se se há alguma questão cultural em torno dele e busque referência na concorrência para fechar bem a primeira parte de seu planejamento;
3. Estude o espaço oferecido: em uma vitrine de 3 metros com 1 nível, pode-se fazer de 2 até 6 vitrines, sendo cada uma de 1 metro. Busque ocupar todo o espaço fornecido, o que digo com isto: trabalhe perspectiva e profundidade. E lembre-se: menos é mais.
4. Conte uma estória: ouse conversar com o público – alvo por meio de itens como iluminação, cores, texturas e movimento.
5. Faça acontecer: deixe sua marca pessoal nas peças que cria, independente da marca para qual está criando. Faça um book com seu portfólio e aprimore cada vez mais, visitando lugares diferentes, sentindo texturas, captando imagens, conhecendo pessoas e focando em resultado.
Agindo assim, com estas poucas dicas, seu trabalho será cada vez mais surpreendente.
Voltarei a falar deste assunto que gosto muito!
Um abraço!