VM e pontos focais: onde o shopper encontrará os produtos expostos na vitrine dentro da loja?

comportamento do consumidor

Orientar o shopper a circular pela loja é a principal função de um layout de VM. Dividimos as áreas em zonas de circulação (que são fixas) e em mobiliários que indicam o movimento que o shopper deverá fazer dentro da loja.

A vitrine é o portal de comunicação da loja com o shopper e pontos focais são áreas de tensão (como vitrines, araras e nichos) que setorizam as zonas circulantes da loja.
Estas zonas são definidas a partir da porta de entrada e são classificadas em:

Planta VM para Loja

1. Zona Platina: indicada para produtos de design, lançamentos e promoções específicas;

2. Zona Bronze: indicada para produtos de necessidade ou marcas mais procuradas;

3. Zonas Ouro e Prata: indicada para pontos focais atrativos, já que está no meio da loja.
Exemplos:

1. Para uma vitrine promocional, coloque os produtos na zona platina e também na zona bronze, para fazê-lo circular por toda a loja;
2. Para uma vitrine conceitual, com lançamentos exclusivos, coloque os produtos na zona platina;
3. Para uma vitrine comemorativa, coloque os produtos nas zonas ouro e prata.

Lembre-se:
As compras de impulso continuam, porém os shoppers estão mais racionais em suas decisões. Assim, se você está lançando uma coleção de inverno e coloca o “queimão de verão” na zona platina, é mais provável que ele decida comprar o produto promocional.

Fique atento! Uma vitrine não deve comunicar informações de “lançamento” com “produtos em oferta”. Ou você comunica o lançamento ou você comunica a oferta.

Defina seu público: Clientes de lançamento são diferentes de clientes de promoção.
Clientes de lançamento, geralmente são formadores de opinião no meio social ao qual pertencem.
Eles investem mais em peças exclusivas e em exposição em rede social. Aproveite esta oportunidade para criar um bom mailing por meio de hastags. Seu social media saberá como trabalhá-las (as #) e o profissional de marketing, o mailing.
Até a próxima!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.