Orientar o shopper a circular pela loja é a principal função de um layout de VM. Dividimos as áreas em zonas de circulação (que são fixas) e em mobiliários que indicam o movimento que o shopper deverá fazer dentro da loja.
A vitrine é o portal de comunicação da loja com o shopper e pontos focais são áreas de tensão (como vitrines, araras e nichos) que setorizam as zonas circulantes da loja.
Estas zonas são definidas a partir da porta de entrada e são classificadas em:
1. Zona Platina: indicada para produtos de design, lançamentos e promoções específicas;
2. Zona Bronze: indicada para produtos de necessidade ou marcas mais procuradas;
3. Zonas Ouro e Prata: indicada para pontos focais atrativos, já que está no meio da loja.
Exemplos:
1. Para uma vitrine promocional, coloque os produtos na zona platina e também na zona bronze, para fazê-lo circular por toda a loja;
2. Para uma vitrine conceitual, com lançamentos exclusivos, coloque os produtos na zona platina;
3. Para uma vitrine comemorativa, coloque os produtos nas zonas ouro e prata.
Lembre-se:
As compras de impulso continuam, porém os shoppers estão mais racionais em suas decisões. Assim, se você está lançando uma coleção de inverno e coloca o “queimão de verão” na zona platina, é mais provável que ele decida comprar o produto promocional.
Fique atento! Uma vitrine não deve comunicar informações de “lançamento” com “produtos em oferta”. Ou você comunica o lançamento ou você comunica a oferta.
Defina seu público: Clientes de lançamento são diferentes de clientes de promoção.
Clientes de lançamento, geralmente são formadores de opinião no meio social ao qual pertencem.
Eles investem mais em peças exclusivas e em exposição em rede social. Aproveite esta oportunidade para criar um bom mailing por meio de hastags. Seu social media saberá como trabalhá-las (as #) e o profissional de marketing, o mailing.
Até a próxima!