• Um dos principais problemas na comunicação, para não dizer o maior, é a escuta. Todos querem falar, não importando quantos envolvidos existem no processo. Quem fala primeiro tem a prioridade para não ouvir. Pronto!

O problema na comunicação está instalado, e com o advento de um ambiente cada vez mais corrido, competitivo, onde as pessoas não querem parar alguns segundos, para entender de verdade a informação, fica mais difícil de estabelecer uma escuta para uma compreensão do outro.

Não sou surdo!?

Todos conhecemos o processo de comunicação humana, até porque ela funciona de maneira automática e instintiva em nosso processo de socialização (precisamos da comunicação para se relacionar com o outro). Porém, o fato de todos “saberem” se comunicar, a ação de ouvir esta perdendo cada dia mais atenção.

O entendimento comum é que a comunicação é o simples processo conhecido do EMISSOR, que transmite uma MESAGEM, para um RECEPTOR. O problema é que muitos esquecem que para completar o passo a passo, é necessário checar se o RECEPTOR recebeu a mensagem sem ruídos, ou seja, se entendeu da forma que você (EMISSOR) quis passar.

Sempre que falo comunico?

Falei acima sobre o fluxo da comunicação. Nele as etapas, neste caso, a mais importante (na minha opinião) é a utilização clara de nossa função da linguagem fática, que é obter um feedback do receptor, para ter a certeza de seu entendimento. Quando não verifico se houve compreensão total do que “comuniquei”, não fecho o fluxo natural da mensagem, e por isto não comuniquei, apenas emiti uma mensagem.

Por que ouvir se preciso falar?

Quando era adolescente essa premissa de falar, falar e falar… ser sinônimo de comunicar bem era uma verdade absoluta pra mim. E o grande segredo está no contrário: ouvir, ouvir e ouvir… Você pode está se perguntando agora, “mas essa equação não bate”, vou explicar.
Enquanto falamos, basicamente anulamos os outros sentidos, até porque estamos usando toda nossa capacidade neurológica para “emitir” a mensagem, por isto, que quando falamos ao mesmo tempo em que a outra pessoa, ambas não compreendem o contexto, apenas palavras chaves que achamos que resumem a informação.

Sim! Ouvir é o grande segredo, assim sua fala será mais assertiva, sem rodeios e com toda certeza, o receptor falará muitas frases de retorno, de checagem automática, que você precisa.

É assim que normalmente funcionamos “Fala que eu… falo também.

As pessoas vão te entender melhor quando você escutar melhor.

Agradeço por ter lido até aqui. Não deixe de acompanhar os próximos artigos com mais dicas para dinamizar sua comunicação.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.