A boa exposição de um produto conta uma estória. Com cenário, iluminação, técnicas de simetria, repetição ou minimalismo, texturas, cores e movimento. Seja bem vindo ao mundo do Visual Merchandising!
Após uma década sobre aprender, trabalhar e compartilhar ensinamentos sobre Trade Marketing pelas empresas que passei, decidi mudar o rumo da minha carreira e atuar em uma nova área: Visual Merchandising. E por isto, começo aqui a falar um pouco sobre este novo horizonte que faz parte da estratégia de decisão do Marketing.
Por isto, vamos do início! Você sabe a diferença entre Visual Merchandising e Merchandising?
O merchandising trabalha a exposição de um produto/marca dentro do PDV (ponto de venda). Já o Visual Merchandising trabalha o PDV, do planejamento do projeto à execução, do comportamento de compra à disposição dos produtos e da gestão das pessoas e dos processos que envolvem o negócio do cliente, entre outros.
Desta maneira, o merchandising é realizado tanto pelas indústrias como pelas lojas, onde seu principal objetivo é vender o produto ou serviço a partir de uma estratégia de comunicação diferenciada no ponto de venda. Exemplos:
1. Ilha promocional e ponta de gôndola: expor os produtos de modo criativo na ponta das gôndolas e nas ilhas que compõem o fluxo de passagem dos clientes pela loja;
2. Cross merchandising:
comunicar ao shopper que os produtos expostos são complementares, como o sabão em pó e o amaciante, ou o leite condensado e a mistura para bolo.
3. Materiais de Comunicação:
como réguas, wooblers, displays diferenciados, que possuem o objetivo de informar sobre lançamentos, benefícios e promoção do produto/serviço exposto.
Já o Visual Merchandising é o estudo do ponto de venda, a partir do seu projeto.
Como exemplo, ao inaugurarmos um supermercado, loja de construção ou uma boutique, precisamos participar de todo o processo de implantação dos móveis, do fluxo e zonas de vendas, tipo de iluminação para cada área, elaboração e execução de vitrines e zonas focais, treinamento de VM para time de vendas e gerências, comunicação e precificação dos produtos, além de ações de inauguração, como campanhas de incentivo e suporte nas redes sociais.
O profissional de Visual Merchandising é o responsável pela gestão e execução de projetos de merchandising que norteiam o visual e suporte de vendas no PDV. Pense nisto!