Você sabe o que é Branding Sensorial?

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam pensar na diferenciação para criar um vínculo com seus clientes. Precisam estimular os sentidos dos consumidores a fim de criar uma amizade estável e despertar gatilhos que possam agregar valor à marca e tornar a oferta da empresa distinta da empresa concorrente. Estou falando do branding sensorial.

Branding sensorial nada mais é que a administração da marca da empresa envolvendo vários pontos de contato que possam existir no momento da compra, a fim de criar uma experiência superior de oferta da marca, quando o consumidor se relaciona com ela de forma direta ou indireta.

Como uma marca pode ter vários pontos de contato que despertam sensações positivas, não é interessante usar apenas em estratégias visuais e auditivas. Faz-se necessário explorar outros sentidos que também compõem a marca e a oferta empresarial e, então criar uma experiência superior com o cliente. Lembre-se que a maioria das nossas decisões de compra é tomada no subconsciente, no impulso, na percepção de que o que é bom é caro (ou não) ou veio de fora (é importado?). 95% das nossas decisões são tomadas não pela marca em si, mas pelo fato de se ter algo, mesmo que não precise de tal produto. Nesse sentido, o objetivo do branding sensorial é capitalizar as emoções para fortalecer o relacionamento dos consumidores com uma marca, criando uma experiência diferenciada capaz de fortalecer o vínculo, despertar interesse e fidelizar o público-alvo.

O uso de vários pontos de contato com os consumidores, ativando os sentidos, é uma oportunidade de proporcionar algo diferenciado. Sendo assim, é possível trazer à tona lembranças agradáveis de quando, por exemplo, de quando éramos crianças, ou daquele bom chocolate que tomamos para nos aquecer no inverno.

A ativação dos sentidos tem a capacidade de nos fazer recordar experiências positivas que tivemos em nossa história. Essas vivências do subconsciente estabelecem uma conexão emocional entre o consumidor e a marca. Como alguns produtos têm características que evocam nossas emoções e nem nos damos conta, se bem trabalhados, esses atributos passam a ser exclusivos da marca, eles se tornam propriedade da empresa e não podem ser copiados pelos concorrentes.

Estabelecido esse vínculo, somente um estímulo mais forte poderá romper essa ligação – porque o espaço na mente do consumidor já estará preenchida pela logo da Apple, do supermercado Pão de Açúcar, pelo sabor das batatas do McDonald’s, pelo frescor da Coca-Cola em um dia de verão….

Em um mercado saturado de produtos, publicidades por todos os lados, garantir esse vínculo entre a empresa e o consumidor por meio de múltiplos pontos sensoriais, que ele pode ter com a marca e proporcionar uma sensação diferenciada em cada uma dessas situações, pode ser um aspecto crucial de sucesso para uma empresa.

O uso dos sentidos para potencializar a experiência dos consumidores também serve para ajudá-los na relação entre a percepção e realidade. É tentar, por meio das estratégias de branding sensorial, potencializar os pontos de contato, reduzir eventuais inseguranças na hora da compra, esclarecer dúvidas quanto ao que ele acha que pode ocorrer com sua utilização e o que realmente ocorre.

Quando for comprar um vinho, talvez escutar uma música clássica seja o elemento capaz de fazer o consumidor associá-lo a uma bebida refinada. Da mesma forma, uma música mais agitada em uma loja para jovens cria um ambiente moderno.

Aperfeiçoe no momento da compra a relação entre a percepção que o cliente tem da oferta da empresa e o que será entregue, com uso de vários estímulos que o leve a ter uma experiência tangível. Forneça dicas para que ele possa construir uma percepção positiva.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.